• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, setembro 21, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Semana Nacional da Família 2022

20/03/2024
em Família
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0
Semana Nacional da Família 2022

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

A Semana Nacional da Família teve o seu início no domingo, dia 14 de agosto, Dia dos Pais, e irá até sábado, dia 20. A Semana Nacional da Família é marcada por celebrações e reflexões sobre a família e que a família é a extensão da Igreja em casa, ou seja, a família é a igreja doméstica, onde se ensina os verdadeiros valores.  

Os pais são aqueles que devem dar testemunho para os filhos, seja o testemunho da fé, como o testemunho moral. Os filhos, normalmente, seguem o exemplo dos pais. Se em casa tem espaço para o amor e para o perdão, os filhos também se comportarão dessa maneira fora de casa. Agora, se em casa não há espaço para o amor e para o perdão, mas somente tem brigas, ódio e violência, os filhos se comportarão assim fora de casa.  

Os pais são convidados a irem com os seus filhos à missa todos os domingos, para que o amor de Deus cresça sempre mais na família. Isso faz com que as crianças vão se acostumando desde cedo com o ambiente da Igreja e serve como um testemunho e, depois na vida adulta, irão para a Igreja por livre e espontânea vontade. Esse é um exemplo de santidade que os pais dão para os filhos.  

O tema escolhido para a Semana Nacional da Família desse ano é: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. Dentro da família deve imperar o amor e o respeito e esse amor entre os membros da família leva à santidade. Toda vocação é um chamado de Deus e cada um é chamado a viver a santidade na vocação em que abraçou. Por isso, abraçar a vocação familiar é trilhar um caminho de santidade.  

É importante que as famílias tenham tempo para rezar, conversar, sentar à mesa juntos, e é necessário resgatar alguns valores que se perderam com o tempo. Hoje em dia, as crianças ficam muito na televisão, internet e celular. Cabe aos pais arranjarem meios para que as crianças usem menos esses aparelhos e conversem mais sobre o dia de trabalho e estudo, e ainda possam rezar agradecendo a Deus por mais um dia de vida. Além de frequentarem as missas dominicais.  

A Igreja tem um carinho especial pelas famílias e preza por todas. É bonito ver todos os domingos as famílias participando da celebração eucarística. Com o testemunho de fé que os pais transmitem aos filhos, torna-se mais fácil eles participarem dos sacramentos, como a primeira Eucaristia e, posteriormente, a Crisma. Os filhos e netos são a nova geração da Igreja, os pais e avós passarão, mas ficarão os filhos e netos, eles darão continuidade à Igreja.  

Através do testemunho de fé dos pais e os valores cristãos vividos na família, muitos jovens podem se interessar por outras vocações na Igreja, como por exemplo o sacerdócio, a vida religiosa ou consagrada e, ainda, como catequista. A Igreja precisa sempre se renovar e de sangue novo vindo dos jovens que continuarão a verdadeira igreja de Cristo.  

Para a celebração da Semana Nacional da Família é oferecido o subsídio “Hora da Família”. Através desse subsídio, as famílias podem acompanhar as celebrações e encontros de reflexão com temas pertinentes sobre a Semana Nacional da Família. Se não puderem ir à Igreja, podem debater os temas apresentados em casa mesmo. O subsídio conta com sete encontros e uma celebração, que marca o início da Semana Nacional da Família. O livro traz instruções para cada momento, inclusive com a participação das crianças. O subsídio também encontra-se disponível na internet. Cada paróquia recebeu um cartaz para ser colocado no mural incentivando as famílias a participarem da Semana Nacional da Família.  

A Semana Nacional da Família sempre gerou muitos frutos. As famílias que se encontravam em situações difíceis, em que o esposo não falava com a esposa, ou que os pais não tinham boa relação com os filhos, a partir da Semana Nacional da Família, essa situação foi resolvida e o amor e o diálogo voltaram a reinar. Algumas paróquias aproveitam essa semana para realizarem momentos de oração e descontração para os casais. E a partir dos frutos dessa semana, depois promovem o encontro de casais com Cristo.  

Participemos da Semana Nacional da Família e incentivemos outras famílias a participarem também, para que possamos dar o testemunho de fé para os filhos e demais membros da sociedade. Sejamos famílias missionárias que levam o amor de Deus ao mundo.  

Fonte: CNBB

Tags: FamíliaPeregrinação e Simpósio Nacional das Famílias
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

O valor da família no Plano de Deus, no mundo e nos Santos Padres

Próximo

Reflexão sobre o tema do 5° Encontro da SNF

Próximo
Reflexão sobre o tema do 5° Encontro da SNF

Reflexão sobre o tema do 5° Encontro da SNF

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • A Bíblia também fala de família.
Famílias com desafios, esperas, responsabilidades, escolhas e, acima de tudo, histórias vividas na presença de Deus.
Neste Mês da Bíblia, que tal olhar para essas histórias e descobrir o que Deus também quer ensinar à sua família?
Compartilhe este post com sua família e vivam juntos a Palavra de Deus!
  • Nossa Senhora das Dores conheceu a dor de ver seu Filho sofrer e, mesmo sem poder impedir aquele sofrimento, permaneceu junto a Ele.
Que nossas famílias aprendam com Nossa Senhora a permanecer unidas, sustentando uns aos outros com fé e esperança.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nossas famílias.
  • Hoje celebramos a vida do Papa Leão XIV e agradecemos a Deus por seu ministério e por sua atenção às famílias.
Que seus ensinamentos nos ajudem a construir lares onde a fé seja vivida, testemunhada e transmitida.
Unamo-nos em oração pelo Santo Padre.
Qual ensinamento dele mais tocou você? Conte nos comentários.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.