Igreja

Assembleia Geral da CNBB: dom Ricardo motiva participação no X Encontro Mundial das Famílias

por Andre Luiz, 28 de abril de 2022, 0 Comentários(s)

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, convidou, nesta quinta-feira (28), o episcopado a participar do X Encontro Mundial das Famílias, previsto para ocorrer entre os dias 22 e 26 de junho deste ano. Durante essa semana, os bispos de todo o país estão reunidos, de forma on-line, na 59ª Assembleia Geral da CNBB.

Com o tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade”, a proposta do Vaticano é promover um evento em um formato multicêntrico, em cada diocese, para que mais famílias possam participar. “Grande desafio é envolver o maior número de dioceses e paróquias. O que não é tão difícil para a Pastoral Familiar. Temos a alegria de dizer que praticamente estamos presentes em todas as dioceses. Estamos mobilizando os coordenadores dos regionais com o material para levar aos bispos. E os bispos hoje estão sendo convidados para fazer uma carta, uma mensagem para as famílias da diocese”, explicou o bispo.

Dom Ricardo também ressaltou a importância de aproximar o Pastor e as famílias. “Riqueza é a criatividade. A Pastoral Familiar tem uma criatividade incrível. Nesses dois anos de pandemia, não paramos. Com certeza, o X Encontro Mundial vai ser uma riqueza de eventos, de encontros, de celebrações, que vão trazer uma luz para o mundo inteiro. O mundo, ao olhar o quanto a família aqui no Brasil está organizada dentro da Igreja, pode ser que se entusiasme mais ainda para definir a família como uma prioridade. A família deve ser uma prioridade no mundo inteiro”, destacou.

Ano Família Amoris Laetitia
O presidente da Comissão Vida e Família também destacou os trabalhos que foram realizados e que ainda estão por vir em relação ao Ano Família Amoris Laetitia, que será finalizado durante o Encontro Mundial das Famílias. Segundo ele, tem sido um momento fantástico para o redescobrimento do papel da família para a Igreja e para a sociedade. “É na família que se fortalecem os laços. Aqueles que estão fragilizados, devem buscar apoio na Igreja, família de famílias”, afirmou.

O bispo de Rio Grande ainda comentou sobre o acompanhamento personalizado realizado com os casais na Pastoral Familiar no Brasil, uma iniciativa proposta na Exortação Apostólica Amoris Laetitia e que tem muito espaço para crescer.

“Os nossos casais que estão fortalecidos, devem ser missionários. E aí nós estamos acreditando num trabalho que é bem original em nível de Brasil, talvez até de mundo, que é um trabalho personalizado: casal que vai ao encontro de casal, família que vai reconstruir outra família. Casal catequista que prepara o outro para o matrimônio. Essa experiência personalizada está trazendo uma nova proposta em que nós nos sentimos corresponsáveis pelo outro. É uma missão que têm uma responsabilidade de acompanhar, de cuidar e de curar também. Essa é a grande proposta da Amoris Laetitia”.

Dom Ricardo Hoepers

Dom Ricardo Hoepers ainda anunciou a realização do Simpósio Nacional das Famílias, em formato on-line, com o tema “Família e formação do laicato”. Estará com a Comissão Vida e Família como parceira nesse processo a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, que possui muitas formações pertinentes à inserção dos cristãos leigos na sociedade e também está sob o guarda-chuva do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano. Por fim, convidou os demais bispos para o Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em Governador Celso Ramos (SC), entre os dias 26 e 28 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.