A Pastoral Familiar do regional Oeste 1 (Mato Grosso) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu uma formação on-line na última terça-feira (30). A programação do encontro foi voltada para o setor de Casos Especiais e contou com o casal Afrânio e Flávia, da Diocese de Manaus, uma das referências do setor.
Eles apresentaram o subsídio do Setor de Casos Especiais, abordando as diversas ações e possibilidades de atuação da Pastoral Familiar. Neste sentido, sugerida uma proposta de aplicação de questionário junto às dioceses e paróquias no intuito de traçar um diagnóstico das diversas realidades e dos possíveis campos de ação para o Regional.
Durante o evento, foi destacada a importância da escuta ativa a partir deste diagnóstico para a implementação das possíveis ações, incluindo a estruturação do Setor de Casos Especiais, com possíveis articulações necessárias e equipes de apoio. O Cap. 8 de Amoris Laetitia foi citado no que se refere ao bem acolher, discernir e integrar as situações de fragilidades, complexas ou irregulares, usando de misericórdia e discernimento pastoral e, assim, ajudar a cada um a encontrar a sua própria maneira de participar na comunidade eclesial.
O evento foi finalizado com a bênção do assessor eclesiástico do Regional Oeste 1, padre Felipe Capestana.