Reunidos na capital do Maranhão, São Luís, entre os dias 16 e 18 de junho, os agentes da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram da formação “Catecumenato Matrimonial”. Mais de 100 agentes estiveram presentes representando as (arqui)dioceses do estado. Além disso, casais do Movimento Familiar Cristão, Encontro Matrimonial Mundial, Equipes de Nossa Senhora e Comunidade Católica Shalom também participaram do encontro. O assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Solange e Alisson Schila conduziram grande parte da capacitação.
A programação iniciou na sexta-feira (16) com a santa missa na capela da casa de retiro Oásis. Em seguida, já no auditório, padre Crispim Guimarães refletiu sobre os “desafios pastorais diante das novas formas de organização familiar”. Na oportunidade, alertou sobre o uso das novas tecnologias, que estas quando não usadas adequadamente podem inverter valores. “A questão é saber usar as tecnologias”, ponderou.
Padre Crispim ressaltou ainda o desejo de fazer com que o processo de evangelização das famílias seja desencadeado em todo o território nacional. “Fazendo com que as famílias se comprometam como protagonistas da evangelização, preparando novas famílias. Não mais de impulso de um ou dois finais de semana, mas de uma forma que dê tempo para que as pessoas possam fazer a experiência querigmática com Jesus Cristo, encontrando-se com Jesus Cristo, depois assimilando este encontro e se comprometendo com Jesus Cristo para aqueles que tem a vocação para o matrimônio, através exatamente do casamento católico”, destacou padre Crispim.
Novos desafios pedem boas preparações
No sábado (17) ocorreu a apresentação do Itinerário Catecumenal do Matrimônio, além da realização de reuniões em grupos para avaliar as práticas de catequese matrimonial das dioceses e sobre o guia Pré-Matrimonial. Para Abimael e Lúcia, casal coordenador do Setor Pré-Matrimonial no Regional Nordeste 5 e um dos casais pioneiros na implantação da Pastoral Familiar no Maranhão, o novo Itinerário Catecumenal traz uma preparação inovadora e atual. “Veio definir novas ações no sentido de melhor preparar casais para os desafios que a vida matrimonial apresenta no mundo de hoje”, pontuaram.
O casal recorda ainda que antes do Itinerário Catecumenal, as preparações eram feitas em no máximo três dias, e isso resultava em diversos processos de divórcio. “Casavam e em dois anos já havia o processo de divórcio, de separação, porque não amadureceram na fé. Porque não tiveram essa troca de experiência com outros casais. Porque não tiveram a possibilidade de conhecer Jesus Cristo e se aprofundar na verdade desse mestre que é caminho, verdade e vida”, lembraram.
Foi através da preparação para o sacramento do matrimônio que o casal Toninho e Elinete, da diocese de Pinheiro, conheceu a Pastoral Familiar há nove anos e hoje assumem a coordenação diocesana. Neste final de semana de formação, o casal se sente motivado a voltar para sua diocese e dar início ao processo de preparação para o matrimônio utilizando o Itinerário Catecumenal. “Voltamos muito mais motivados a incentivar os nossos agentes a adotar o itinerário como um material pra ser utilizado nas preparações para o matrimônio”, disse Toninho. “E o diferencial é que o novo itinerário traz um acompanhamento personalizado. Então, a gente vai ter um contato mais íntimo com os casais, e assim levar a evangelização”, complementou Elinete.
Trilha Vocacional
Já no domingo (18), a formação passou pelos setores Pós-Matrimonial e Casos Especiais. “É necessário desencadear, portanto, uma continuidade, um itinerário, e o ideal seria começar no ventre materno, seguir todo o processo vocacional, até os pés do altar, depois seguir o Pós Matrimônio, a consagração de uma outra forma, e depois acompanhar aquelas pessoas frágeis até realizar a passagem daqui para o paraíso, quando Deus nos quer santos. Todo trabalho da Pastoral Familiar é para oferecer um caminho de santidade às nossas famílias”, enfatizou padre Crispim.
E este caminho do itinerário que os agentes do Regional Nordeste 5 estiveram dispostos a conhecer melhor, trilhando juntos o catecumenato matrimonial foi destacado por Solange Schila. “Foi possível perceber uma abertura de coração e o ânimo revigorado para que novos passos sejam dados em caminho daquilo que nos pede a Igreja. Nesse sentido de unidade”, evidenciou Solange.
O mesmo sentimento foi notado por Alisson Schila. “Nos alegra muito o coração perceber que as pessoas têm uma receptividade muito grande, e que vão levar para suas dioceses, para trabalhar com seus bispos, com seus padres e assessores, mas principalmente com suas paróquias, cada realidade que foi exposta aqui no caminho do itinerário, uma trilha vocacional pra que as pessoas possam discernir a sua vocação e através do segmento vocacional possam colaborar com a Igreja”, finalizou.
Texto: Ariana Frós – Regional Nordeste 5 da CNBB Edição: André Luiz Gomes