• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
quarta-feira, setembro 23, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Igreja No Brasil

Celebre em família a Semana Santa

01/04/2021
em No Brasil
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0
Celebre em família a Semana Santa

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. As famílias poderão realizar suas celebrações da Palavra em casa, especialmente neste contexto de pandemia.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da COVID – 19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. […] convidamos aos fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir de subsídios propostos pelas próprias dioceses e paróquias. Nossa Comissão, desde o ano passado, vem oferecendo semanalmente e oferecerá também para as celebrações da Semana Santa o subsídio ‘Celebrar em Família’”, reforça a Comissão para a Liturgia.

Confira os materiais e indicações para cada dia:

Quinta-feira Santa

Nesse dia, a Igreja dará início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. No primeiro dia do Tríduo celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor, com o gesto de lava-pés. A Comissão para a Liturgia da CNBB sugere no Roteiro Celebrar em Família, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), de forma bem visível, um jarro com bacia e toalha, um ícone eucarístico ou outro ícone relacionado ao que é celebrado.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA DA QUINTA-FEIRA SANTA

Sexta-feira Santa

A celebração para a Sexta-feira Santa é para ser realizada a partir das 15h de sexta-feira, dia 2 de abril. Neste dia, a Igreja nunca celebra a Eucaristia, mas adora a Santa Cruz, celebrando a sua origem do lado de Cristo que nela morre e nesse trono real dá a salvação à humanidade. Nas casas, as famílias voltam seu olhar para aquele que foi crucificado por nós. O rosto de Jesus, contemplado na cruz, é um rosto desfigurado porque está carregado do pecado do homem, mas é ao mesmo tempo um rosto transfigurado, porque os seus olhos permanecem fixos no Pai, em cujas mãos se abandona.

Para a celebração, o roteiro indica que seja colocada em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma cruz com pano vermelho.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA

Sábado Santo

Dia de recolhimento, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos (1Pd 3,19), esperando na oração e no jejum a sua ressurreição’ (Paschalis Sollemnitatis, n. 73). Ajudarão a bem viver esse dia, de acordo com a Comissão para a Liturgia da CNBB: a oração do Ofício Divino, uma Celebração da Palavra em família (conforme subsídio “Igreja em Oração” – Abril 2021, pág 44) ou outra oração da piedade popular como, por exemplo, a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora ou a Via-sacra.

“Hoje, no Sábado Santo – o grande Sábado, como foi chamado pelos Padres da Igreja –, não há nenhuma celebração eucarística. Somente as horas do Ofício Divino são rezadas, e são celebradas a capella, isto é, sem qualquer acompanhamento instrumental”, orienta o subsídio Celebrar em Família. O momento do Ofício Divino na manhã de sábado é realizado num local despojado de flores, toalha, velas, cruz, etc.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O OFÍCIO DA MANHÃ DE SÁBADO SANTO

Domingo da Páscoa

Na grande celebração da ressurreição de Jesus, o Roteiro Celebrar em Família sugere que, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma linda toalha branca e um vaso de flores. Também indica que seja preparado um pequeno recipiente de vidro com água e um raminho para a aspersão da família; uma vela maior enfeitada com uma cruz e inscrito o ano de 2021. A sugestão é que a celebração aconteça antes do almoço ou do jantar e assim seja preparar uma toalha festiva para a mesa e um prato saboroso.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O DOMINGO DE PÁSCOA

Fonte: CNBB
Tags: Celebrar em famíliaSemana Santa
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Argentinos pedem revogação da lei do aborto

Próximo

A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

Próximo
A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • A Bíblia também fala de família.
Famílias com desafios, esperas, responsabilidades, escolhas e, acima de tudo, histórias vividas na presença de Deus.
Neste Mês da Bíblia, que tal olhar para essas histórias e descobrir o que Deus também quer ensinar à sua família?
Compartilhe este post com sua família e vivam juntos a Palavra de Deus!
  • Nossa Senhora das Dores conheceu a dor de ver seu Filho sofrer e, mesmo sem poder impedir aquele sofrimento, permaneceu junto a Ele.
Que nossas famílias aprendam com Nossa Senhora a permanecer unidas, sustentando uns aos outros com fé e esperança.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nossas famílias.
  • Hoje celebramos a vida do Papa Leão XIV e agradecemos a Deus por seu ministério e por sua atenção às famílias.
Que seus ensinamentos nos ajudem a construir lares onde a fé seja vivida, testemunhada e transmitida.
Unamo-nos em oração pelo Santo Padre.
Qual ensinamento dele mais tocou você? Conte nos comentários.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.