O Regional Centro-Oeste (RCO) da Pastoral Familiar participou do Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores(as) da Pastoral Familiar, realizado em Brasília na última semana (2 a 5 de julho). Estiveram presentes a assessora eclesiástica do regional, Irmã Rita Batista, e os assessores das Dioceses de Jataí, padre Afonso Maria, e de Rubiataba e Mozarlândia, monsenhor Vanildo Fernandes.
Ir. Rita, afirmou que participar deste encontro, onde estiveram reunidos bispos e assessores de todo o Brasil, foi uma experiência muito bonita de Igreja porque foram apresentadas diretrizes muito ricas que servirão de base para os trabalhos a serem desenvolvidos. “Os desafios são grandes, mas os sinais de esperança são maiores”, apontou ela.
Padre Afonso Maria, por sua vez, afirmou que as formações do encontro, ao destacarem todo o quadro das necessidades da Igreja e das famílias, foram relevantes para enfatizar o quanto as ações da Pastoral Familiar são fundamentais para a demanda atual. “Que bom ver que a Igreja está preocupada com o futuro da humanidade”, disse ele. “É preciso entender que a ação evangelizadora da Igreja conta conosco para evangelizar as famílias”, finalizou.
Por fim, monsenhor Vanildo Fernandes manifestou satisfação em participar do encontro porque, para ele, foi uma oportunidade muito especial para refletir sobre a difícil realidade das famílias. “A Pastoral Familiar deve estar sempre ao lado dessas famílias vulneráveis levando sempre uma palavra de fé, de esperança e de entusiasmo”. Esse sentimento de que é possível fazer mais pelas famílias é que ele vai levar para sua Diocese, exortando aos sacerdotes e aos agentes da Pastoral Familiar que tenham ânimo em lutar sempre em favor das famílias e da vida. “A confiança deve estar sempre no Espírito Santo porque é Ele que dá força e anima a todos”, destacou.