A Comissão da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) promoveu um Encontro de Formação para seus agentes e representantes do Setor Juventude, nos dias 6 a 8 de março, no Colégio Marista São José, na arquidiocese de Montes Claros (MG). Na ocasião, foi discutido o tema “Ser família em uma sociedade on-line” e o lema “…as redes sociais constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro, intercâmbio entre pessoas, bem como de acesso à informação e ao conhecimento”.
A inspiração do lema é a exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, do Papa Francisco voltada aos jovens e a todo o povo de Deus, escrita após o Sínodo para a Juventude.
Durante a programação do encontro, ocorreram palestras, estudos, debates, trabalhos em grupo, plenária, eventos culturais e celebrações eucarísticas.
A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Montes Claros acolheu os participantes na sexta-feira, 6., quando houve o primeiro encontro com o arcebispo anfitrião, dom João Justino de Medeiros Silva, que celebrou uma missa e proferiu uma palestra sobre ‘O jovem e a educação’. Dom João Justino é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No sábado, 7, o bispo da diocese de Leopoldina (MG), dom Edson Oriolo dos Santos, que é o bispo referencial da Comissão Episcopal para a Vida e a Família do Regional Leste 2, presidiu uma missa e depois falou sobre o tema principal do evento, destacando estatísticas e projeções sobre a interação da população com a internet e fazendo reflexões sobre o âmbito familiar neste contexto.
Na parte da tarde, o padre Enivaldo João de Oliveira, da paróquia São Marcos, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), assessorou um estudo sobre a exortação Christus Vivit. Encerrando as atividades do dia, foi formada uma “mesa redonda” com os assessore eclesiásticos de Montes Claros, padre Genivaldo, e regional, padre Wesley, para debaterem sobre os assuntos apresentados e responderem os questionamentos dos participantes.
No domingo, 8, os grupos foram divididos por Província, sendo instigados a pensarem e discutirem sobre o cenário atual de acolhida aos jovens, integração deles na comunidade e o que a Pastoral Familiar pode propor neste sentido.
Com informações e fotos da Comissão Regional da Pastoral Familiar Leste 2