Em menos de duas semanas começa o X Encontro Mundial das Famílias, que nesta edição será realizada de forma multicêntrica e difusa – em Roma, na Itália, com delegados de diversos países e em todas as dioceses do mundo. Para favorecer a participação dos fiéis, o site oficial do Encontro (https://www.romefamily2022.com/) tem disponibilizado referências e materiais preparatórios que podem ser baixados gratuitamente.
Os festivais, congressos e celebrações com o Santo Padre também serão transmitidos ao vivo no site oficial do evento, na página do YouTube da diocese de Roma e no Portal VaticanNews.
“Queríamos criar uma comunicação aos modos da família, projetado para ajudar famílias e comunidades a se preparar espiritualmente para o Encontro e poder participar mesmo à distância no evento eclesial que acontecerá em nossa cidade. Com essa proposta, pretendemos colocar as famílias no centro da cena midiática, reconhecendo-as como protagonistas da comunicação com suas histórias e depoimentos, ajudando-as a contar sua história”, explicou o diretor do Departamento de Comunicações Sociais da diocese de Roma, monsenhor Walter Insero.
A transmissão dos três eventos que incluem a presença do Santo Padre: o Festival das Famílias, no dia 22 de junho, a missa de sábado (25) e o Angelus, no final do Encontro com o Envio das famílias, no domingo (26), estarão aos cuidados da Vatican Media e transmitidos em todo o mundo.
Do Brasil, participarão do Encontro em Roma, cinco bispos, um padre e 15 casais da Pastoral Familiar.
Aplicativo
Para acompanhar o evento, também já é possível baixar o aplicativo oficial do X Encontro Mundial de Famílias, bem como acompanhar as redes sociais Instagram e Facebook. Os participantes digitais receberão um certificado de participação depois de ter percorrido todo o caminho no aplicativo.
Fazem parte deste “caminho” todas as referências a Amoris Laetitia, as catequeses, as informações sobre os compromissos diocesanos e as visitas virtuais das quatro principais basílicas e do Palácio Lateranense.
No Brasil
Ao mesmo tempo, em cada diocese, os bispos são motivados a mobilizarem-se em nível local para programar iniciativas similares, a partir do tema do encontro com uso dos símbolos oferecidos pela diocese de Roma. Baixe o guia pastoral e prepare o evento na sua diocese.
No dia da abertura em Roma, 22 de junho, a Comissão Vida e Família da CNBB prevê a celebração de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), dando início às atividades no Brasil. A celebração deve ocorrer às 18h, para que também nas dioceses haja a possibilidade de ser realizada a abertura local.