Cerca de 12 mil casos de suicídio são registrados todos os anos no Brasil. Para contribuir na redução desse número, neste mês, em que é celebrado o Setembro Amarelo, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), em parceria com a Domus ASF, promove nos dias 28 e 29 de setembro um ciclo de conferências sobre o cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
A primeira palestra, na terça-feira (28), às 20h, será ministrada pelo cofundador do núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cyro Marcos da Silva. O tema será “O suicídio: entre o sujeito e o outro”. Já na quarta quarta-feira (29) a conferência será sobre o suicídio entre jovens e será conduzida pelo Dr. Giovanni Cucci, da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma (Itália), às 14h30. A conversa será em italiano, com tradução simultânea em português.
O evento será realizado pela plataforma Zoom e os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição em um formulário disponibilizado on-line. O investimento será de R$ 30.
Inscrições: https://bit.ly/2ZpI8qO
Setembro amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha. A proposta é associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia da iniciativa é promover a sensibilização e conscientização da sociedade sobre o tema e apoiar na redução dos casos.