Regionais

Congresso reúne integrantes da Pastoral Familiar em São Paulo

por Pastoral Familiar, 19 de setembro de 2023, 4 Comentários(s)

O XXI Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul I (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início na última sexta-feira (15), no Mosteiro de Itaici, na cidade de Indaiatuba (SP). O tema central do evento foi “Amor em família: vocação e caminho de santidade” e o lema “Família, torna-te aquilo que és”. A abertura, com a celebração da Santa Missa, foi presidida por Dom João Inácio Muller, arcebispo da Arquidiocese de Campinas (SP). Antes disso, as equipes de cada diocese foram recebidas no Congresso.

No sábado (16), a Santa Missa foi presidida por Dom Frei João Bosco (bispo da Diocese de Osasco) e referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul 1. Na sequência, foram realizadas uma série de palestras que transpassaram todos os setores da Pastoral Familiar: Acompanhar os primeiros anos de Matrimônio (Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva – Diocese de Osasco); Igreja Doméstica – Opções familiares divergentes (Pe. Cleiton Silva – Diocese de Mogi das Cruzes); Jovens na Igreja e na Sociedade – (Pe. Silvio César da Silva – Arquidiocese de São Paulo); Família na era digital (Dra. Dorita Porto); Família torna-te o que tu és (Pe. Paulo César Gil – Arquidiocese de São Paulo).

Todas as palestras foram acompanhadas por testemunhos de famílias que contaram suas experiências e como, em família, superaram e estão superando as dificuldades. A programação do sábado foi encerrada com momento cultural.

No domingo (17), o Congresso iniciou com a oração das Laudes, e seguiu-se com mais duas palestras para encerrar o momento formativo: Promoção da Vida (Prof. Dr. Luís e Eneida Andrés Carmona); e Caminho de Santidade (irmã Adriana Barra – Servas de N. Sra da Alegria). O Congresso foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Jorge Pierozan, bispo Referencial da Pastoral Familiar do Sub-Regional São Paulo.

Ao final da celebração, o casal coordenador regional, Ataíde e Maria Ida, fez a leitura de uma carta de repudio à ADPF 442, sobre a liberação do aborto, e da carta de conclusão do Congresso, firmando o compromisso dos agentes em defesa da vida e da família. O casal também anunciou a sub-região de Aparecida como sede da 22ª edição do Congresso, em 2026.

Trabalhos

Durante todo o congresso foram apresentados vídeos mostrando alguns trabalhos das sete sub-regiões que compõem o Regional Sul 1 (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1), Ribeirão Preto 2 (RP2), Sorocaba e São Paulo. Diversos movimentos e serviços que atuam com famílias e que estavam presentes também mostraram suas ações aos participantes. São eles: Comunidade Canto de Maria, Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria, CENPLAFAM, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Equipes de Nossa Senhora, Encontro Matrimonial Mundial e Perdas e Viuvez (Grupo Fica Conosco Senhor). Por fim, em uma sala quadros-vivos, foi contada a história da Pastoral Familiar em São Paulo desde a década de 1970.

Comentários

  1. Maria Celina Del Nery Amaral disse:

    Uma grande benção ter participado desse congresso da pastoral familiar do Regional Sul-1. Momentos de evangelização e crescimento na fé e no cumprimento da missão. Famílias evangelizando famílias.

  2. Marcelo C. dos Sanntos disse:

    Este ano, eu e minha esposa, que estamos como casal vice coordenador da pastoral familiar da Diocese de São Miguel, tivemos a honra de participar do XXI Congresso da Pastoral Familiar. O que vivemos nesses 3 dias, foram momentos maravilhosos e muito formativos, que nos faz sentir agraciados pelas informações recebidas, mas também, sedentos de buscar cada vez mais conhecimento para viver, na prática, tudo que essa importante pastoral tem a oferecer, a nós como casal, para as famílias que nos buscam em apoio e também, formando, instruindo e acompanhando as comunidades e paróquias que temos implantada ou já implantamos a Pastoral Familiar.
    Essa missão da Pastoral Familiar é da Igreja, para a Igreja e deve ser exercida na Igreja e fora dela, somente assim, vamos poder melhorar aa qualidade das famílias através da evangelização de seus membros, para torna-las verdadeiras igrejas domesticas como nos pede nossos Papas.
    Queremos agradecer aos organizadores desse evento, aos Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Palestrantes e pessoas que deram vossos testemunho concreto e fizeram com que tudo acontecesse para nos apresentar uma pastoral viva, atual e presente à serviço da nossa igreja particular. Nosso muito Obrigado!!!

  3. Diac. Genilson Santos disse:

    Quero louvar e bendizer a Deus, acreditar na família e sair renovado por tanta experiência e parabenizar todos os envolvidos por cada detalhe. Deus abençoe

  4. Leonardo Alves Fernandes disse:

    Leonardo e Jaqueline Fernandes
    Paroquia: Sagrado coração de Jesus,
    Diocese: de são Miguel paulista.

    Está foi nossa primeira experiência em um
    congresso da pastoral familiar!

    Foi simplesmente maravilhoso, estar e receber do que foi preparado para formação, dentro da espiritualidade que emanou todo tempo, des de o lugar até o partir do pão ,sentimos verdadeiramente a presença de Cristo a dizer ide a todas as famílias e pregai o evangelho .
    Deixamos nossa gratidão a toda equipe.
    E nos comprometemos em estar na macha pela vida, juntos com nossa equipe paroquial e diocesana.

    Se for da vontade de Deus, estamos nos preparando para em 2026 estarmos juntos novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *