Os bispos presidentes das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, na terça-feira (21), da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). O encontro foi realizado no formato on-line para garantir a participação daqueles que estão nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além das consequências das fortes chuvas, a reunião se dedicou à análise de conjuntura dos acontecimentos no país, e foi oportunidade de partilha sobre a preocupação da Igreja com a defesa da vida.
O bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, falou sobre os efeitos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe médicos de realizarem a “assistolia fetal”. O procedimento abortivo consiste na injeção de produtos para induzir uma parada cardíaca no feto.
“Já nos pronunciamos contra essa prática. A Igreja Católica é contra toda a forma de aborto. Somos a favor da vida. Agora, por meio da CNBB, vamos requerer, junto ao Supremo Tribunal, a participação como Amicus curiae (do latim, amigo da Corte) no processo, para acompanhar e fornecer subsídios para a decisão do tribunal”, afirmou dom Bruno.
“Além de trazer riscos à gestante provoca a execução de uma vida de forma cruel. Já existem legislações que permitem a adoção dessas crianças assim que nascerem e penso que podemos contribuir também dessa forma”, reforçou o bispo de Campo Mourão (PR).
Federação Nacional dos Médicos e Juristas Católicos se posicionam contra aborto
Eventos da comissão
Junto com o assessor da Comissão, padre Rodolfo Chagas Pinho, dom Bruno fez um convite aos prelados para participarem do 14º Simpósio Nacional das Famílias e da Peregrinação Nacional das Famílias, que ocorrem nos dias 25 e 26 de maio, em Aparecida (SP), e do encontro com bispos referenciais e assessores da Pastoral Familiar, no mês de julho.