O terceiro encontro da Semana Nacional da Vida, promovida nacionalmente pela Pastoral Familiar, abordou a temática dos direitos das crianças com deficiência. Estimativas sugerem que há pelo menos 93 milhões de crianças com deficiência no mundo, mas os números podem ser muito maiores. No Brasil, os dados de 2010, levantados pelo IBGE, contabilizam 3.905.235 casos na faixa etária de 0 a 14 anos, sendo 391.266 crianças com deficiência intelectual.
A proposta do encontro convidou a refletir que a atenção que se faz necessária para casa criança adquire maior importância “quanto menor e desprovida, doente, sofredora ou deficiente essa criança for”.
Diante da tentação de ignorar ou sentir pena das pessoas com deficiência, o convite é a compreender que todos precisam de amor, “pois sente a exigência de ser reconhecido pelo valor que tem a sua vida, sagrada como qualquer outra, com toda a dignidade que dela deriva, inclusive com direito a participar quanto mais possível de uma convivência normal na sociedade”.
Os participantes do encontro foram convidados a refletir também sobre a realidade das crianças nas famílias. Recordando a Familiaris Consortio, o encontro fala em reservar “uma especialíssima atenção à criança, desenvolvendo uma estima profunda pela sua dignidade pessoal, como também um grande respeito e um generoso serviço pelos seus direitos”.
Compromisso
O terceiro encontro da Semana Nacional da Vida propõe como compromisso a intenção de criar espécie inclusivos, com acessibilidade, nos ambientes paroquiais.
Testemunho
No encontro, há a experiência de Maitê, terceira filha do casal Luiz e Renata Scarpino, nascida em 2017, moradores de Ribeirão Preto (SP).Ela tem uma síndrome rara neurodegenerativa, cuja expectativa de vida não ultrapassaria dois anos de idade. Em 2019, em um evento na cidade, Maitê recebeu um tratamento degradante, discriminatório, e não recebeu atenção para ser acomodada. A partir desta situação, foi criada uma lei municipal para responsabilizar os estabelecimentos empresariais, dando-lhes obrigações adicionais para incluir todas as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2020, a Lei foi sancionada. Confira a história aqui: https://bit.ly/3fFzFaZ
Imagem de capa: Freepik