O Papa Francisco aceitou, na última quarta-feira, 15 de dezembro, o pedido de renúncia de dom Angelo Pignoli ao governo pastoral da diocese de Quixadá (CE). O bispo completou 75 no início do mês, atingindo a idade na qual os bispos tornam-se eméritos, conforme o Código de Direito Canônico. Dom Angelo é o bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 1.
Dom Angelo Pignoli, é italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Filho de Carmelo Virginio Pignoli e Maria Paolina Morelli Pignoli, ambos falecidos. Caçula de 5 irmãos e 1 irmã, é irmão do bispo emérito de Campo Limpo (SP), dom Emílio Pignoli.
Aos 14 anos emigrou com sua família, pai e irmãos, para o Brasil, fixando-se no Estado de São Paulo, mais precisamente na zona rural da cidade Cravinhos. Fez os estudos do Ensino Fundamental na Itália e o Ensino Médio e Filosofia no seminário arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowski (SP), na arquidiocese de Ribeirão Preto, e o Curso de Serviço Social na Faculdade UNAERP em Ribeirão Preto.
Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote aos 19 de março de 1976 e incardinado na diocese de Franca (SP). Ainda como padre, dom Angelo serviu como promotor vocacional e vigário paroquial da catedral(1976), foi pároco da Paróquia São José de Orlândia (SP), de 1976 a 1988.
Foi também reitor do Seminário Filosófico Regional em Ribeirão Preto (1979-1982). Foi coordenador de pastoral (1984-1988), pároco da catedral de Franca e vigário geral (1988-1992). Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Efigênia. Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal (1988-2006). Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga e reitor do seminário maior de Franca em Sales Oliveira (1992-1999). Pároco também na paróquia Sant’Ana em Franca (SP) e diretor espiritual do seminário diocesano (2000-2007).
No dia 3 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Quixadá (CE), tendo ocorrido a sua ordenação episcopal no dia 11 de março do mesmo ano em Franca, e sua posse como o terceiro bispo diocesano de Quixadá, no dia 25 de março daquele ano.
Agradecimento a dom Angelo Pignoli
A Presidência da CNBB agradeceu a contribuição de dom Angelo à diocese de Quixadá, “cuja caminhada foi impulsionada pelo seu zelo pastoral fazendo com que esta Igreja Particular crescesse sempre mais no anúncio do Reino e na fidelidade a Jesus Cristo”.
“Damos graças a Deus pelo seu cuidado especial com a formação e o dinamismo desta caminhada com a vivência do Triênio Jubilar em celebração aos 50 anos da diocese de Quixadá que se encerra neste ano, tempo marcado pela evangelização e aumento da fé”.
A diocese também homenageou o agora bispo emérito:
Foto de capa: Diocese de Quixadá