• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
terça-feira, outubro 20, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Dom Bruno Eliseu Versari fala ao Dicastério para a Família do Vaticano

16/12/2020
em Família, Igreja
Tempo de leitura: 5 mins leitura
A A
0

O bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari, falou ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, na terça-feira, dia 18 de fevereiro, durante Visita Ad Limina dos bispos do Paraná à Santa Sé. Na ocasião, dom Bruno destacou quatro questões para serem refletidas pela Igreja: Acolhida aos casais de segunda união; Aprimoramentos dos Tribunais Eclesiásticos; Ameaças às famílias e a necessidade de absorção pelas famílias dos valores cristãos.

Image title
Foto: CNBB Sul 2/Karina de Carvalho

Confira o pronunciamento na íntegra:

Em nome de meus irmãos no episcopado do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, gostaria de saudar Vossa Eminência Cardeal Kevin Joseph Farrell Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e seus assessores. Saudação e paz.

O Estado do Paraná possui mais de 11 milhões de habitantes dos quais aproximadamente 63% são católicos. Possui 18 dioceses, uma arquieparquia e uma eparquia para os ucranianos católicos. Conta-se de 993 paróquias. Temos 1721 sacerdotes. Sendo 801 religiosos e 920 do clero diocesano. 508 Diáconos permanentes. 1428 Religiosos consagrados (irmãos religiosos de congregações e ordens religiosas). 2581 Religiosas de vida consagrada e monjas. Atualmente 31 bispos vivos. São 21 bispos na ativa e 10 eméritos vivos.

Eminência Cardeal Kevin Joseph Farrell, estamos aqui para trazer-lhe notícias das nossas dioceses e arquidioceses. Estamos felizes porque trazemos boas notícias: o crescimento do número de sacerdotes; a Ação Evangelizadora – Cada Comunidade uma nova vocação, que faz aumentar o número de Vocações Sacerdotais e religiosas; – a fraternidade que cultivamos entre nós bispos; a Missão São Paulo VI que assumimos e desenvolvemos na Guiné Bissau – África; os nossos Planos de Ação Evangelizadora tanto regionais quanto diocesanos; o crescimento das Pastorais Sociais; a grande atuação do nosso laicato; o crescimento da Pastoral da Comunicação em todas as dioceses; o bom encaminhamento que conseguimos dar à catequese de Iniciação à vida Cristã sob inspiração catecumenal; a organização da Cáritas Regional e com ela várias Cáritas Diocesanas e Paroquiais, a constituição da Associação Vida e Família, instrumento legal para defender a família na sociedade, entre outras inúmeras ações de evangelização.

Nosso regional compõe o seu povo por representantes de inúmeros países, que convivem harmonicamente. A grande maioria da população está concentrada nas grandes cidades: Curitiba (Capital) e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Decorrentes dessa realidade multicultural, várias preocupações podem ser vislumbradas: os desafios da evangelização numa cultura essencialmente urbana; o acolhimento das pessoas e de sua inserção no convívio social, através do emprego, educação, saúde, saneamento, transporte e outros, acrescidos do aumento da exclusão, da violência, das drogas e das suas consequências. 

A Igreja está sendo afetada por essas múltiplas transformações sociais. Temos certa dificuldade em acompanhar a velocidade do crescimento populacional nas grandes cidades. Apesar de estar aumentando, o número de presbíteros deveria ser multiplicado. Deparamo-nos com o acelerado crescimento das Igrejas evangélicas neopentecostais, dos adeptos do ateísmo e do indiferentismo. O acelerado avanço da tecnologia e das ciências invadem a vida dos jovens e adolescentes aos quais estamos com dificuldade de inseri-los no processo de evangelização, inclusive está crescendo demasiadamente a falta do sentido para a vida, levando-os a mutilações e atentados contra a própria vida.

O conselho episcopal de pastoral da CNBB do Paraná, juntamente com a suas assessorias, está dispensando um olhar especial ao Laicato, (pastorais e movimentos) aos diversos setores da pastoral familiar (pré matrimônio, preparação para o matrimônio, pós matrimônio e casos especiais), pois são muitas as demandas e iniciativas que existem na Igreja do Paraná. Destacamos o fortalecimento das pastorais sociais, sobretudo a Carcerária que atua junto aos presidiários, a Comissão Pastoral da Terra que desenvolve um excelente trabalho de assessoria sobre as questões agrárias, a pastoral do migrante que tem prestado acolhida aos irmãos vindos de outros países, as comissões diocesanas e ética na política, que orientam sobre o voto do cidadão, e acompanham os eleitos em seus mandatos entre tantas outras iniciativas plausíveis.

O Laicato é um instrumento onde se manifesta os sinais do Reino, fazendo-se serviço, por meio do seu protagonismo, na Igreja e na sociedade. O desafio do laicato é organizar-se em pequenas comunidades missionárias, fundamentar-se na Palavra de Deus em vista de uma maior manifestação profética em nome e em favor dos oprimidos, sendo um instrumento a serviço da comunhão, sendo verdadeiramente a Igreja povo de Deus, como pediu o Concílio Vaticano II.

O Laicato quer contribuir com a Igreja no Paraná e é condição e inspiração para inserção dos seus integrantes nas várias instâncias sociais.  Os leigos acabam vivendo entre as situações de injustiça conflituosa, mas sem compactuar com esta. Ao contrário, lutando sem esmorecimentos, junto aos seus semelhantes, pela proclamação da Paz fundada na Justiça, e na construção de uma sociedade balizada nos valores evangélicos.

Um grande trabalho em defesa da vida promove as pastorais do menor, da criança, da pessoa idosa, indígena, do imigrante, da mulher marginalizada, da pessoa com deficiência, da Comissão de Bioética, os diversos níveis de ações missionárias e tantas outras iniciativas. Por isso manifestamos a este Dicastério nossas alegrias e preocupações ao que se refere aos fiéis leigos na Igreja do Paraná.

Queremos lhe propor algumas questões pertinentes em nossas dioceses afim de abrir reflexões sobre as mesmas e podermos obter luzes diante de tais situações e assim manter a estrita comunhão com a Santa Sé:

1 – Os casais em nova união esperam da Igreja uma melhor acolhida. Desejamos avançar mais nesta reflexão;

2 – Os tribunais eclesiásticos nas dioceses e arquidioceses, tão desejados pelo Papa Francisco, estão aproximando suas estruturas judiciais dos fiéis, mas ainda há muito a fazer, pois a falta de informação clara, burocracia, custos e morosidade dos processos distanciam os fiéis desta possibilidade;

3 – A família está fortemente ameaçada pela cultura de morte que marca a sociedade contemporânea. Podemos acompanhar, através dos noticiários, como no mundo inteiro a família, fundada no matrimônio, tem sofrido ataques de propostas de lei que a enfraquecem e a desejam tornar igual a qualquer tipo de convivência e de ideologias que propagam a destruição da família tradicional cristã;

4- As famílias sofrem com as influências das mídias: seja para a separação do matrimônio, seja para o aborto ou no modo sutil de apresentar estratégias para se impor a ideologia de gênero. A ignorância dos valores cristãos é um grande desafio que precisamos enfrentar com fé e coragem.

Eminência Cardeal Kevin Joseph Farrell! Para vários dentre nós é a primeira Visita Ad Limina que realizamos e estamos ansiosos por ouvir a vossa palavra. Temos certeza que as palavras da Vossa Eminência ajudarão a crescer entre nós bispos, a apostolicidade do nosso ministério e a certeza de estarmos sempre caminhando com a Igreja de Jesus Cristo, Una, Católica, Apostólica e Romana, a quem consagramos nossas vidas, mantendo plena comunhão com o Santo Padre o Papa, ao qual muito admiramos, amamos e pelo qual muito rezamos.

Dom Bruno Elizeu Versari
Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026
Tags: CNBBdom Bruno ElizeuVaticano
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Regionais da CNBB contarão com Observatórios de Bioética

Próximo

Em Assembleia, Pastoral Familiar da diocese de Picos escolhe nova comissão

Próximo
Em Assembleia, Pastoral Familiar da diocese de Picos escolhe nova comissão

Em Assembleia, Pastoral Familiar da diocese de Picos escolhe nova comissão

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.Venha viver esse momento de formação conosco!Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.