A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu, nesta Quarta-feira de Cinzas (2), a Campanha da Fraternidade 2022 (CF 222). Com o tema Fraternidade e Educação, a iniciativa tem entre seus objetivos “pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo”.
Na abertura realizada nesta manhã, foi exibido um vídeo sobre a CF 2022, no qual o papel da família ganhou destaque.
O casal Roberson e Renata partilhou o maior desafio que consideram na educação das filhas Júlia, de 9 anos, e Antonela, de 8 meses. A preocupação é que sejam exemplo para as filhas. “Pois elas jamais vão seguir o que a gente fala se a gente não fizer”, destacou Renata.
Para Roberson, o casal deve “ser exemplo de família para que as nossas filhas tenham condições de enfrentar o mundo, porque a família é a primeira educadora”.
Também participou do vídeo de abertura da CF 2022 o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Para ele, falar da família como primeira educadora é se inspirar na própria Sagrada Família – Jesus, Maria e José.
“O lar de Jesus, Maria e José foi o Santuário Sagrado onde Jesus, convivendo com os seus pais, pôde transmitir a eles, toda a graça que vem do alto. José e Maria aprenderam com Jesus e José e Maria também ensinaram a Jesus. Esta é a beleza da família que é a educadora porque ela não só ensina, não só dá o exemplo, mas também aprende com seus filhos. A vida familiar é uma verdadeira escola – do bem, dos valores, escola onde todos nós passamos. E se somos o que somos hoje, é graças à nossa família“.
Dom Ricardo Hoepers
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que a CNBB busca promover com a Campanha da Fraternidade deste ano a participação de todos “no fortalecimento do campo educacional”.
Uma das motivações é o entendimento que a educação é pilar da paz, “e por isso mesmo precisa receber sempre mais investimentos significativos de todos: governantes, empreendedores, instituições, segmentos todos”. O desejo é “iluminar compreensões, despertar comprometimentos e a convicção de que o tempo novo na sociedade se constrói e se sustenta através da prioridade da educação integral e qualificada”.
Confira o vídeo da abertura na íntegra:
Recorde a formação oferecida pela Pastoral Familiar para a CF 2022 em três lives: