Já está no ar o novo vídeo do Papa Francisco no qual ele traz a intenção de oração para este mês de fevereiro: “Pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa” é o tema dedicado para este período. As vocações são uma questão frequentemente abordada pelo Pontífice, especialmente ao falar dos jovens e da necessidade de acompanhá-los em seus sonhos e inquietações, ao mesmo tempo que recorda um momento crucial de sua vida na juventude.
“Quando eu tinha 17 anos era estudante e trabalhava, tinha meus projetos. Nunca pensei em ser sacerdote. Mas um dia entrei na paróquia… e lá estava Deus, esperando-me!”, recorda Francisco em meio a fotos quando era jovem – na escola, na família, na igreja. “De fato, Deus continua chamando aos jovens também hoje, em ocasiões e modos que não imaginamos, e faz coisas novas com eles”, completa.
Daí a importância de criar um ambiente de escuta no qual possam manifestar suas inquietações e sentirem-se amados como são e pelo que são; um ambiente em que possam ouvir e responder livremente ao chamado do Senhor, acompanhados por uma comunidade acolhedora. “É necessário caminhar com eles, escutá-los… levá-los a Jesus, sempre favorecendo a liberdade”, afirma o Papa Francisco.
O Santo padre convida, portanto, a escutar o Espírito Santo quando “fala através das inquietações que sentem os jovens”; assim será possível acolher o chamado de Deus “nos modos e maneiras que melhor sirvam à Igreja e ao mundo de hoje”. Por isso, nos exorta a rezar para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamado para servir à missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.