A Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 2) reuniu agentes da Pastoral Familiar de Minas Gerais e Espírito Santo em encontro virtual, na noite do dia 11 de novembro. A ocasião foi oportunidade para avaliar as atividades desenvolvidas neste ano de pandemia e planejar as ações para 2021.
O casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Leste 2,
Binho e Sônia, conduziu a reunião e buscou dinamizar a interação entre os participantes. “Houve momentos de escuta das arqui/dioceses sobre as principais realizações e dificuldades na continuidade das ações da Pastoral neste período, em que quase tudo depende da internet”, comentaram.
Presente na sala virtual, o bispo de Leopoldina (MG) e referencial da Comissão para a Vida e a Família, dom Edson Oriolo dos Santos, apontou os desafios enfrentados por todos e incentivou o otimismo e a superação das dificuldades vividas no tempo presente.
Dom Edson Oriolo
Também os representantes das oito Províncias Eclesiásticas partilharam a caminhada durante 2020, relatando as atividades realizadas, bem como as dificuldades enfrentadas.

Formação e Espiritualidade
Ênio e Cida, coordenadores do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE), apresentaram as formações realizadas pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) e agradeceram o empenho para o lançamento do subsídio do Setor Pós-Matrimonial. Padre Tiago Miguel, da diocese de Januária (MG) e assessor nacional do NFE, informou aos participantes sobre as plataformas de ensino à distância e outros estudos ofertados pelo Instituto.
Simpósio online
Os agentes da Pastoral Familiar no Regional Leste 2 têm novo encontro em dezembro. Segundo o assessor eclesiástico no Regional, padre Wesley Clay Alves, no dia 5 de dezembro, haverá um simpósio online, encerrando as atividades deste ano.
Padre Wesley já confirma a participação de dom Edson Oriolo; de dom José Carlos de Sousa Campos, bispo de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2 da CNBB; e do padre Crispim Guimarães, assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família. O evento abordará o tema “Impulsos para a Evangelização das Famílias”, tratando da atuação da Pastoral Familiar durante a pandemia e depois da pandemia.