O oitavo encontro do subsídio Hora da Palavra faz um chamado às famílias participarem da educação e frequentarem mais as escolas dos filhos. O material oferecido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) conta com roteiros para grupos e famílias meditarem em cada mês do ano, a partir da metodologia da Leitura Orante da Bíblia.
“O diálogo com os filhos é um componente essencial e necessário para que se obtenha um bom resultado nesta educação. Além dos familiares, a escola também conta com destaque essencial e necessário no processo de aprendizagem. As instituições de ensino são responsáveis por proporcionar conhecimentos e vivências diferenciadas. Por isso mesmo a relação entre família e escola deve se aprimorada e participativa sempre”, propõe o roteiro.
O material reforça que o dever de educar pertence primariamente à família, mas precisa da ajuda de toda a sociedade. Além disso, destaca os deveres e diretos que a sociedade civil tem neste processo. “A educação dos filhos deve estar marcada por um percurso de transmissão da fé, que se vê dificultado pelo estilo de vida atual, pelos horários de trabalho, pela complexidade do mundo atual, onde muitos têm um ritmo frenético para poder sobreviver. Apesar disso, a família deve continuar a ser lugar onde se ensina a perceber as razões e a beleza da fé, a rezar e a servir o próximo (Amoris Laetitia, n. 287)”.
Confira aqui os áudios disponíveis para escutar durante os encontros: https://vidaefamilia.org.br/horadapalavra/