O Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família apresentou, nesta quinta-feira (30), os detalhes do X Encontro Mundial das Famílias, programado para ocorrer entre os dias 22 e 26 de junho de 2022, em Roma, na Itália. A iniciativa fechará o Ano Família Amoris Laetitia e tem como tema “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”. O evento será descentralizado, espalhado pelas dioceses do mundo inteiro – inciativa de acordo com o próximo Sínodo sobre a Sinodalidade. O objetivo é atingir um maior número de famílias e fazer com que elas falem da beleza da convivência e da importância do amor familiar.
O secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, padre Alexandre Awi, explicou que o Encontro terá um pequeno grupo reunido em Roma com representantes das conferências episcopais e dos principais movimentos familiares internacionais. Mas o encontro terá muitos outros polos. “Na verdade, o convite do Papa é para que cada diocese possa organizar paralelamente nos mesmos dias desse encontro em Roma um momento, ou diversos momentos para as famílias, usando o mesmo tema, a mesma logomarca, o mesmo hino”, disse.
“É um convite que se faz à pastoral familiar de todas as dioceses, a todos os bispos para abraçar esse convite do Santo Padre que é uma oportunidade gerada por causa da situação de pandemia que ainda continua em muitos lugares e que impede que muitas famílias venham a Roma. Mas nós vamos atingir muitas outras famílias através desse encontro descentralizado, desse encontro multicêntrico. Que cada diocese possa ter o seu encontro com as famílias, a sua missa com bispo e paralelamente acompanhar as atividades que vão estar acontecendo aqui em Roma”, reforçou o secretário do Dicastério.
Padre Alexandre Awi ainda avisou que o Dicastério e a diocese de Roma colocarão à disposição materiais, subsídios e estímulos para que as dioceses de todo o mundo possam se preparar.
Estiveram presentes na coletiva de imprensa que detalhou as ações do X Encontro Mundial das Famílias, o prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, cardeal Kevin Farrell, o vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, a subsecretária do Dicastério, Gabriella Gambino, o diretor de comunicação social da diocese de Roma, dom Walter Insero, além de Giovanni e Elisabetta Scifoni, família representante da Diocese de Roma. Dom Marco Frisina, autor do hino do X Encontro Mundial das Famílias e o Padre Marko Ivan Rupnik, que pintou a imagem, símbolo do evento, também participaram do encontro.