Vida

Serviço à vida: formação discute sobre o envelhecimento

por Andre Luiz, 27 de novembro de 2021, 0 Comentários(s)

A formação mensal de novembro do Serviço à Vida, da Pastoral Familiar, abordou o tema “Envelhecimento: pensando sobre a essência humana e o cuidado da vida”. O palestrante desta edição foi o doutor em Educação e mestre em Envelhecimento Humano, Dr. Eduardo Danilo Schmitz, e a moderação foi conduzida pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), dom Ricardo Hoepers.

O Dr. Eduardo Danilo Schmitz iniciou abordando a definição sobre a terceira idade – ideia que surgiu no final do século passado. “Envelhecer é um fenômeno natural inerente não somente aos seres humanos, mas a todos os seres vivos. Por isso, é um tema que deve interessar a todos nós, porque a cada dia que passsa estamos mais velhos”, apontou. “Envelhecer não é doença. É um processo natural das diminuições biológicas”, explicou o doutor.

Ele ressaltou que o envelhecimento também tem um aspecto social e que é um processo coletivo. Dr. Eduardo disse que devido à evolução do mundo, principalmente relacionada às tecnologias, temos diversas gerações convivendo juntas, mas há um grande distanciamento cultural.

Ele convidou os jovens a se aproximarem dos idosos que estão ao seu redor e juntos promover uma cultura de cuidados entre as gerações. “É uma experiência que não é fácil, pois nos remete a um dos dilemas mais profundos da vida que é a finitude. Nos mostra que não estaremos aqui para sempre”, destacou o pesquisador.

Confira a palestra completa:

Dom Ricardo Hoepers agradeceu ao Dr. Eduardo pela participação. “É sempre bom mobilizarmos as pessoas sobre este tema. É um assunto urgente, necessário e de grande relevância para o momento atual que estamos passando. Nos ajuda a conhecer qual a essência dessas pessoas que estão envelhecendo e qual os cuidados que devemos ter”, destacou o bispo de Rio Grande (RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *