Família

Fórum internacional: Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia?

por Luiz Lopes, 7 de junho de 2021, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida organiza e acolhe, online, o Fórum  “Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”. O evento tem início na próxima quarta-feira, 9 de junho, e segue até sábado, dia 12.

A iniciativa insere-se no Ano “Família Amoris Laetitia” como momento de diálogo em estilo sinodal sobre as experiências e perspectivas de aplicação da Exortação Apostólica, e visa apoiar a aplicação do documento “em chave pastoral e missionária”, segundo o Dicastério.

São convidados a participar exclusivamente os responsáveis pela pastoral familiar a nível de Conferências Episcopais, associações e movimentos eclesiais internacionais.

As diversas sessões do fórum terão como ponto de partida as experiências postas em prática nas diferentes realidades eclesiais. As palestras tratarão da preparação ao casamento, da formação dos acompanhadores, da educação dos filhos, da espiritualidade conjugal, da vocação missionária da família e dos percursos pastorais para acompanhar, discernir, integrar as fragilidades (a programação detalhada está disponível em inglês).

A programação terá início efetivamente às 14h no horário de Roma (9h no horário de Brasília), com a oração. Serão duas sessões por dia, cada uma contará com uma conferência e um momento de discussão e um intervalo entre elas. Na sexta-feira, o casal Carlos Empke Vianna e Andréa Gonçalves Vianna, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), fará uma exposição na sessão sobre “A espiritualidade dos esposos“.

Por conta da situação atual de emergência de saúde e das restrições que esta acarreta, o Fórum acontecerá em forma de webinário. Esta modalidade permitirá uma participação muito maior de pessoas conectadas do mundo inteiro: cerca de 350 delegados estão inscritos, representando 70 Conferências Episcopais e mais de 30 associações e movimentos internacionais.

O Dicastério informou que publicará, ao final de cada dia, breves resumos do trabalho no site www.amorislaetitia.va e também no site www.laityfamilylife.va. Uma nota de encerramento também será publicada ao final do encontro. O material também estará disponível no Portal Vida e Família.

Foto de capa: divulgação/Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *