Próximo à celebração da Semana Santa e do Tríduo Pascal, o Hora da Palavra deste mês de abril destaca a importância da “Reconciliação na Família”. Neste ano, o subsídio elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) aborda, em nove encontros mensais, assuntos relacionados à celebração do Jubileu iniciado em dezembro do ano passado, com a abertura da Porta Santa, em Roma.
“O Ano Jubilar é uma ocasião para nós, como famílias e como comunidade cristã, nos reunirmos para refletir sobre a nossa fé, nosso ser Igreja e para nos reconciliarmos com Deus, com os outros e com a criação”, aponta o texto já no início do encontro. A reconciliação é um tema recorrente na Bíblia, especialmente na Nova Aliança, ou seja, na história da Igreja cristã. A reconciliação é o processo pelo qual Deus restaura a relação perdida entre ele e os seres humanos, por meio da graça e da salvação de Jesus Cristo”, reforça mais adiante.
O subsídio destaca que o Jubileu é um sinal de reconciliação e um momento favorável para a conversão. “Deus, no centro de nossa existência, move-nos em direção a Ele. A referência à restauração da justiça social e do respeito pela terra, na Bíblia, surge de uma exigência teológica: se Deus é o criador do universo, Ele deve ter prioridade sobre todas as realidades. É Ele quem torna o Ano Santo, dando-lhe a sua própria santidade”, explica.
Para que a reconciliação se dê na família, o roteiro de celebração dá uma dica essencial. “A comunicação é fundamental para a reconciliação na família, pois é por ela que os membros da família podem se entender e se esclarecer diante das dúvidas e das ambiguidades que causaram o conflito”, completou.
A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. O tema central para este ano jubilar foi tirado da carta da São Paulo ao Romanos “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Adquira já!
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://www.lojacnpf.org.br/. A unidade custa R$ 5.