“Família, peregrina de Esperança” é o tema do Hora da Palavra 2025. Neste ano, o subsídio elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) vai abordar, em nove encontros mensais, assuntos relacionados à celebração do Jubileu que se inicia oficialmente em dia 24 de dezembro deste ano, com a Celebração Eucarística e a abertura da Porta Santa, em Roma.
A base dos encontros é a Leitura Orante da Palavra de Deus, metodologia que contempla quatro degraus para rezar a partir dos textos bíblicos: leitura, meditação, oração e contemplação. O tema central para este ano jubilar foi tirado da carta da São Paulo ao Romanos “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5). “Assim, a Pastoral Familiar no Brasil tem como objetivo colaborar com as famílias que desejam desenvolver sua fé com mais dedicação e integrar-se à comunidade paroquial”, explica o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Bruno Elizeu Versari.
De acordo com o bispo, a dinâmica dos encontros é uma tentativa de envolver os participantes na reflexão e de criar oportunidade para que possam expressar sua opinião sobre o assunto. “Entendemos que o fato de reunir com outras famílias para refletir e rezar juntos, como igreja doméstica, já é um grande passo na caminha de fé”, defendeu dom Bruno.
“Que a família de Nazaré nos ajude a viver mais um ano dedicado às famílias do Brasil e que possamos ajudar, incentiva e apoiar, ainda mais, aquelas que desejam viver a santidade no lar e de construir uma sociedade mais justa e humana”, aponta o assessor da Comissão Vida e Família da CNBB, padre Rodolfo Chagas Pinho.
O subsídio está dividido em nove encontros:
Janeiro – Jubileu, Ano de Graças
Fevereiro – Indulgência: manifestação concreta da misericórdia de Deus
Março – Famílias conduzidas pelo Cristo, Bom Pastor e porta das ovelhas
Abril – A reconciliação na família
Maio – Peregrinação
Junho – Liturgia
Julho – Profissão de Fé
Setembro – Oração: respiro da vida
Novembro – famílias peregrinas da esperança
Saiba mais
O “Hora da Palavra” é o novo nome do subsídio “Hora da Família – Celebrações Mensais”, que existe desde 2020. O material considera o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Adquira já!
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://www.lojacnpf.org.br/. A unidade custa R$ 5.