Na segunda live sobre a prevenção ao suicídio promovida pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, na noite desta quarta-feira, 28 de outubro, o especialista convidado ressaltou a necessidade de quebrar tabus sobre as doenças mentais e a questão do suicídio. O médico psiquiatra Thiago Pauluzi Justino, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Grande da Dourados (UFGD), aposta na desestigmatização: “mostrar que é uma doença física, não é moral, porque os pacientes sofrem com isso”.
Pauluzi partilhou os conceitos ligados ao suicídio, sublinhando que a ideação suicida, a ideia de tirar a própria vida, vem de uma doença mental. Segundo o psiquiatra, 90% dos suicídios têm por trás uma doença, como depressão, transtorno bipolar, uso de drogas, esquizofrenia ou transtorno de personalidade.
Mas chamou atenção para o tratamento precoce: “As doenças mentais, se forem tratadas inicialmente, elas não se agravam. Por exemplo, se tratarmos inicialmente um paciente com depressão, ele não chegaria ao suicídio”, revelou.
Neste sentido, Thiago citou vários sinais de alerta em relação ao suicídio tanto para adolescentes, etapa da vida na qual tem aumentado os casos de depressão e automutilação, quanto para adultos.
Uma dica foi observar os “6 Ds” para o alerta do suicídio, segundo o professor doutor Neury José Botega, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). São eles: desespero, desesperança, desamparo, depressão, delírio e dependência química.
Durante a live, o médico partilhou sobre a terceira onda relacionada à pandemia do novo coronavírus, sobre a qual os especialistas citam desafios no âmbito da saúde mental. Também falou sobre fatores genéticos e psicossociais das doenças mentais, os centros de atendimento, as alternativas de favorecer a relação do trabalho clínico com a dimensão da espiritualidade, além de ressaltar o trabalho pastoral no apoio a familiares de pessoas que sofrem de diversos transtornos.
Pe. Francisco Fernando e o casal Flávia e Afrânio, assessor e casal coordenador do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, conduziram a live com o mote “Você não está sozinho”.
Confira a live na integra: