Os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as dioceses do Estado do Rio de Janeiro, visitaram o Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família. Nesta semana, eles fizeram a Visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Na ocasião, eles foram recebidos pelo prefeito do Dicastério, dom Kevin Joseph Farrell, e pelo secretário Pe. Alexandre Awí Mello.
O primeiro ponto discutido foi sobre a preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto.
Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e referencial da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família ressaltou que “a união, pela Carta Apostólica em forma de Motu próprio “Sedula Mater”, do Pontifício Conselho para a Família e do Pontifício Conselho para os Leigos, destaca muito bem a importância dada aos leigos e às famílias na promoção do Evangelho da Vida nos tempos atuais”. Em seguida, Dom Amtônio fez um breve panorama do Regional e enfatizou a importância crucial da missão dos leigos e leigas na pandemia.
“Os leigos, os agentes da Pastoral Familiar e tantas pessoas, especialmente os profissionais da saúde, testemunharam, com fé e sacrifício, a presença do Cristo, Bom Samaritano, cuidando dos mais feridos e abandonados da sociedade”, disse.
“Com seus pastores, Bispos, padres e diáconos permanentes, os leigos e as famílias evangelizadas foram ao encontro de todas as pessoas, independente do seu credo, e com audácia, criatividade e esperança, souberam ser o Bom Samaritano, através de reuniões pastorais feitas on-line, das “lives formativas”, dos programas de rádio e das WebTv, do generoso e incansável serviço de solidariedade cristã, encontrando nos mais sofridos e abandonados o rosto machucado de Jesus Cristo”, completou dom Antônio.
(Foto: Luciana Martins e Paulo Junior)