Cerca de 50 agentes da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizado na última semana de agosto, em Governador Celso Ramos (SC). O evento reuniu mais de 1,4 mil pessoas de todo o país.
A programação do Congresso contou com várias palestras, testemunhos e momentos de espiritualidade que permitiram a plena vivência do “ser família” nos dias atuais. Foram momentos de intensa troca de experiência e calor humano que encheram os corações de todos.
O Regional Leste 2 foi representado por agentes que representaram as dioceses/arquidioceses de Uberaba, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares, Mariana, Montes Claros, Belo Horizonte, Luz, Campanha e Pouso Alegre. Estiveram presentes também o assessor regional da Pastoral Familiar, padre Wesley Clay Rodrigues; o padre Hermínio, de Divinópolis; o diácono Luciano, da diocese de Uberlândia; padre Lucimar, da diocese de Luz (vice-assessor do Regional Leste 2); padre Carlos, da diocese da Campanha; padre Luiz Roberto, da arquidiocese de Mariana; além do seminarista Felipe Couto, de Belo Horizonte.
O casal Cida e Euro, da arquidiocese de Mariana, destacou que o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, com a temática da santidade na família “nos incentivou e nos deu uma visão maior de como podemos, enquanto família e agentes, viver nossa missão de batizados em família e em comunidade”.
O casal Solange e Freud partilhou que o Congresso “foi um momento excepcional de partilha, aprendizagem e sinodalidade, sentimentos que foram expressados de forma unânime pelos participantes do Regional Leste 2″. Segundo eles, “a Vivência comunitária destes momentos representou a certeza de que o trabalho dos agentes de Pastoral Familiar do Regional Leste 2 está no caminho certo: a Sagrada Família”.
Programação
Antes do início do evento, dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família; padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão; e o novo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange, promoveram reuniões com o Grupo dos Agentes de Comunicação e o Serviço à Vida da Pastoral.
Texto: Solange e Freud – Agentes de Comunicação Regional Leste 2