Levantamento realizado pela Coordenação da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 1 – que compreende o estado do Ceará – mostrou que a Pastoral Familiar foi implantada em quase a metade das paróquias do estado. Das 404 paróquias existentes, em 200 delas a iniciativa está sendo executada. A pesquisa conta com a parceria dos agentes de comunicação.
A Arquidiocese de Fortaleza reúne o maior número de paróquias com a Pastoral Familiar implantada (99), seguida pela Diocese de Crato (38), de Sobral (16) de Crateús (15) e de Itapipoca (11).
Crateús se destaca porque tem 100% de implantação da Pastoral Familiar na região. Na sequência vem a arquidiocese de Fortaleza (67%), a Diocese do Crato (63%) e a de Itapipoca (42%). A Diocese de Tianguá tem a menor adesão – das 23 paróquias, apenas duas (8,6%) implantaram a ação.
“Até a nossa assembleia, devemos ter todo o panorama da Pastoral Familiar em todo o país e precisamos também relacionar todos os serviços à vida. Vamos deixar tudo isso catalogado no nosso portal pois servirá como fonte para a nossa atuação como Igreja no Brasil”, destacou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Pe. Crispim Guimarães.
O Regional Nordeste 1 tem como referencial o bispo emérito de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, como assessor, Pe. Natal, e como casal coordenador, Fabio e Márcia.