A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) iniciou a série de lives com os movimentos eclesiais que atuam com as famílias no Brasil. Na primeira edição, nesta quarta-feira, 25 de agosto, foi acolhido o Movimento Familiar Cristão (MFC), presente no Brasil há 66 anos e com grupos em 18 estados do país. O casal coordenador do MFC Brasil, Rubens Carvalho e Rosana Neves, destacou o serviço desenvolvido a serviço das famílias brasileiras.
“São mais de 10,5 mil pessoas que participam ativamente das ações do movimento no Brasil inteiro, com presença latino-americano e mundial. Desenvolvemos mais de 180 projetos que têm como objetivo a família, na sua maior diversidade. Esse é o nosso objetivo. Não só projetos assistenciais, mas com projetos de formação”, destacou Rubens.
Partilha dos carismas
A live foi mediada pelo assessor eclesiástico do Setor Pós-Matrimonial da CNPF, padre Fernando Rodrigues Francisco. O presbítero destacou a oportunidade de partilha da vida e dos testemunhos, “aquilo que os movimentos têm feito juntamente com a Pastoral Familiar a promoção da família, de cada pessoa”.
“Carisma é graça, é favor dado por Deus para que, através da ação do próprio Espírito Santo de Deus ele vem ao nosso encontro nos capacita com carisma específico para responder a uma determinada necessidade. E dessa forma nasce o Movimento Familiar Cristão, quando nós percebemos numa certa época, depois da Segunda Guerra Mundial, tempos difíceis, o Espírito Santo sopra sobre todos aqueles que precisavam dar uma resposta frente ao resgate das famílias”, sublinhou padre Fernando.
O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, deu as boas-vindas aos convidados do MFC, o casal Rubens e Rosana, e a irmã Alzenir Barbosa, assessora eclesiástica, e manifestaram a alegria de realizar o que era um desejo de celebrar a integração da Pastoral Familiar com os movimentos e destacar o que têm feito em favor das famílias.
Luiz contou que desde pequeno ouvia falar do Movimento Familiar Cristão e ressaltou: “cada movimento, cada carisma, cada serviço que se instala, que se implanta, está em função da família”. Esses grupos, segundo Stolf, estão na Igreja “para atender uma necessidade urgente, premente, e sempre eles têm feito isso com muito carinho, com muito esmero, com muita dedicação”.
MFC
Nascido no Uruguai, no final dos anos 1940, com as primeiras experiências de grupos de casais, o Movimento Familiar Cristão teve sua criação oficial em 1950. Os pioneiros desses grupos foram os casais Soneira, Gelsi, Gallinal, acompanhados do Padre Pedro Richards. No Brasil, o movimento celebra 66 anos.
Rosana Neves destacou as finalidades do MFC, como “desenvolver ações visando à humanização, à evangelização, à promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando as famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum”.
O movimento também promove “programas e atividades assistenciais e de promoção humana para pessoas e famílias, especialmente focadas nas crianças, adolescentes e idosos carentes, para o atendimento de suas necessidades de alimentação, nutrição, saúde e instrução, propiciando orientação para a sua inserção cidadã na sociedade e no mercado de trabalho”.
O MFC ainda promove ações em defesa da preservação ambiental.
“Isso a gente faz de Norte a Sul do Brasil, em 18 unidades da federação. Somos parceiros da nossa Igreja, das nossas paróquias, em muitas delas realizamos a formação na preparação para o matrimônio e o trabalho após o casamento”
Rubens Carvalho
“Esses projetos são espelho da nossa realidade, porque a gente busca atender à realidade daqueles que estão mais próximos, que precisam de nós”, salientou.
Catequese familiar e escola do perdão
O coordenador ainda lembrou que o MFC atua com a catequese familiar na Igreja doméstica, “onde nós fortalecemos a nossa fé, nos alimentamos com a Palavra de Deus e trazemos sempre um tema voltado para a formação da família”.
Outra iniciativa de destaque é o “ESPERE”, a escola do perdão, reconciliação e justiça restaurativa. “Nós precisamos cuidar da questão do perdão dentro da família e ladear aqueles que estão próximos da família. Estamos caminhando para formar multiplicadores para levar esse serviço mais próximo das famílias”, partilhou.
Durante a live, foram exibidos vídeos com testemunhos da importância para a vida e para a restauração da família, além de mensagens dos casais Marcos e Alícia, presidentes latino-americanos do MFC, e Sergio e Dora Treviño, vice-presidentes da Confederação Internacional dos MFCs.
Confira na íntegra: