A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar da diocese de Goiás (GO), vinculada ao regional Centro-Oeste (RCO) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu um retiro espiritual com o objetivo de incentivar os agentes da Pastoral Familiar na missão de evangelizar as famílias. O evento foi realizado na Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, na cidade de Itaberaí (GO), em 16 de junho, e contou com a presença da assessora eclesiástica do regional, Irmã Rita Batista, e do assessor diocesano, padre Antônio Mota.
Na parte da manhã, Irmã Rita ministrou uma palestra abordando o tema central “Trindade – uma comunidade de amor”, e no período da tarde o casal vice- coordenadores do regional, Niu e Adriana, explicou sobre a estrutura organizacional da Pastoral Familiar e sua dinâmica de atuação. Além disso, houve um momento de oração com as famílias, conduzido pela Irmã Francinalda.
Pe. Antônio Mota afirmou que é preciso animar os agentes da Pastoral Familiar mas, antes de tudo, é preciso buscar fortalecer a espiritualidade para, assim, ajudar as famílias a caminhar com mais perseverança. “Ao criar o ser humano, homem e mulher, Deus estabeleceu a comunidade familiar como seu projeto de amor”. O evento foi encerrado com a Santa Missa, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Jeová Elias.
Perdas e Viuvez
A Pastoral Familiar da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José, situada em Ceilândia Norte, no Distrito Federal, ofereceu, no último domingo (7), uma manhã de espiritualidade para os viúvos da comunidade. Cerca de 45 pessoas participaram do encontro.
O evento começou com a celebração da Santa Missa. Na sequência, houve um momento de louvor e adoração conduzido por Adair Soares, pregador da Canção Nova. Ele fez uma profunda reflexão sobre a passagem do livro de João “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor” (Jo 15,9).
No encerramento, os participantes receberam uma singela lembrança como recordação e, emocionados, agradeceram a oportunidade dessa confraternização.