• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
quinta-feira, outubro 15, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Não à morte e sim à vida

17/11/2020
em Família
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0

Vamos morrer? Claro que sim. Alguém ainda duvida? Infelizmente, muitos vivem como se este processo da vida, a morte, não fosse chegar.

Vamos morrer de coronavírus? Alguns de nós sim! Isto permeou minha cabeça estes dias com uma certa frequência. Pode ser eu, pode ser alguém dos meus. Mas fomos criados para a morte, afinal todos morremos? Não! Fomos criados para a vida!

No Evangelho narrado por João 11, 1-45, é evidenciado que Deus é o Deus dos vivos e não dos mortos. Então, por que morremos? A vida não se resume ao período terreno, esta é uma etapa corpórea, boa, e que nos prepara para algo mais profundo.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

João relata alguns fatos bonitos e importantes nesta narração. Jesus tem sentimentos profundos pelo ser humano, por isso, chora com os que choram. Chorou com Marta e Maria ao ver seu amigo Lázaro morto. Antes de traçar outros aspectos do texto, faço a pergunta: “eu choro com os que choram?”. Nestes dias muitos estão chorando porque perdem seus entes, sobretudo, pelo “vírus”. Chorariam se fosse um fato isolado, ou a vida continuaria do mesmo jeito? Quem não chora com os que choram, se alegra com os que riem, não têm os sentimentos de Jesus.

A morte é estar no túmulo como Lázaro, embalsamado ou encaixotados? Não! A morte no sentido de fim, é estar no ódio, nas disputas, na hipocrisia como a fé é vivida, cobertos de máscaras, nas críticas destrutivas, calúnia, no abandono aos fracos etc. Somos chamados a tirar a pedra do túmulo do pecado e dele sairmos para a vida. “Desamarrai-o e deixai-o ir” (Jo 11, 34). Não somos seres para o túmulo, mas para a vida “boa”, “alegre” e “bela”. A completude final veremos face a face em Deus.

João também destaca que Jesus ao saber da morte de Lázaro, embora, chore depois, não se assustou como a maioria de nós reage. Jesus tranquilizou os discípulos: “Essa doença é para a glória de Deus…” (v.4). “Ele está dormindo” (v.11).

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra viverá…” (v.25). “…Crês isto?”(v.26). “Sim, Senhor, eu creio…” (v.27). Quem crer não verá a morte, mas a passagem de um eterno contínuo, “verá a glória de Deus” (v.40).

O evangelista faz questão de trazer à tona o fato percebido pelas pessoas, de como Jesus amava aquela família, que nos representa, pois, a Igreja, composta por todos nós, é a família de Jesus. “Senhor, aquele a quem amas está doente” (v.3). Ora, “Deus é amor” (Jo, 4,8;16), portanto o amor de Deus é eterno e ultrapassa aquela dimensão meramente humana, embora também a contemple. É o amor de quem está junto e sente compaixão. Diz o Papa, “peçamos a graça de chorar” por amor além do sentimentalismo. De chorar pelas “pessoas isoladas, pessoas em quarentena, os anciãos sós, pessoas internadas e as pessoas em terapia, os pais que veem que, como falta o salário, não conseguirão dar de comer aos filhos. Muitas pessoas choram. Também nós, em nosso coração, as acompanhamos. E não nos fará mal chorar um pouco com o pranto do Senhor por todo o seu povo”.

O único modo de vencer a morte é viver por amor, aquele amor que abraça para além dos nossos amigos. Mesmo com a morte física, o amor é mais forte, por isso, disse Jesus: “Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá” (v. 25). O amor nos leva a pensar diferente: “Não vivemos para morrer, vivemos para viver” depois desta vida, isto é, tudo que fazemos aqui, vivos, deveríamos fazê-lo para continuarmos vivos depois da morte física.

Segundo Francisco, “Jesus não pode ver as pessoas e não sentir compaixão. Seus olhos são com o coração; Jesus vê com os olhos, mas vê com o coração e é capaz de chorar”. Hoje, Jesus sente compaixão de todos nós, especialmente, dos que mais estão sofrendo. Crês isto?

Pe. Crispim Guimarães

Tags: Pe Crispim Guimarães
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Dom Ricardo: “Somos fruto do transbordamento do amor de Deus”

Próximo

Celebrar, com amor e devoção, a Semana Santa

Próximo

Celebrar, com amor e devoção, a Semana Santa

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Famílias que evangelizam, Igreja que caminha junto!A missão de cuidar, acompanhar e fortalecer as famílias é um chamado de toda a Igreja. Em cada encontro, partilha e experiência, renovamos a certeza de que nenhuma família deve caminhar sozinha.Que possamos construir, juntos, uma Igreja cada vez mais próxima das famílias, acolhendo suas realidades, reconhecendo sua beleza e enfrentando seus desafios à luz do Evangelho.A família é caminho de esperança para a Igreja e para o mundo!
  • Famílias de todos os continentes, desafios semelhantes e uma missão que permanece: formar, acompanhar e evangelizar.Hoje, na Sala Paulo VI, refletimos sobre a realidade, a beleza e os desafios das famílias. Um caminho que pede uma Igreja cada vez mais próxima e preparada para caminhar com elas.Seguimos unidos às famílias do Brasil!
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.