Vários encontros formativos foram realizados no Regional Nordeste 1 pela Pastoral Familiar, desde o mês de maio. As comissões da arquidiocese de Fortaleza e das dioceses de Iguatu, Tianguá, Quixadá e Itapipoca promoveram os momentos de formação voltados para qualificar o serviço de evangelização às famílias.
Nesse processo formativo, a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 1 quer avançar até a implantação da pastoral em ao menos metade das paróquias do Ceará. Isso tem sido realizado por meio das formações com o intuito de fortalecer e preparar o agente para assumir atitudes de vivência da fé para acompanhar as famílias nas situações em que se encontram.
As formações:
Diocese de Iguatu
Os agentes da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Orós (CE), participaram, no dia 7 de maio, da formação com o tema “A vocação à vida familiar e os desafios no mundo atual”. O encontro contou com a colaboração do seminarista Walyson. E na paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Deputado Irapuan Pinheiro, houve uma missa de envio de novos agentes da Pastoral Familiar.
Diocese de Quixadá
Ainda no mês de maio, a Comissão da Pastoral Familiar na diocese de Quixadá realizou um momento formativo para os agentes paroquiais da Forania 4. O encontro contou com a missão junto às famílias na diocese.
Diocese de Itapipoca
No dia 28 de maio, foi realizada a formação para novos agentes da Pastoral Familiar na paróquia Imaculado Coração de Maria do Retiro.
Diocese de Tianguá
Duas atividades marcaram o trabalho da Pastoral Familiar durante o mês de maio na diocese de Tianguá. Houve uma formação para os agentes da Pastoral, os quais foram enviados em missão nas paróquias da Região Sul da diocese. Já na paróquia São Benedito, novos agentes participaram de formação para a implantação da Pastoral Familiar na Paróquia São Benedito.
Arquidiocese de Fortaleza
Com o tema “Formando agentes de pastoral frente aos novos desafios da evangelização”, o casal formador regional, Fábio e Márcia, conduziu a formação para agentes paroquiais. Eles refletiram sobre o serviço de evangelização e os desafios da caminhada com as famílias. Também abordaram os cuidados e dedicações que o agente precisa ter no trabalho pastoral. Abordaram ainda as novidades contidas no novo Guia de Implantação e sobre como trabalhar a metodologia proposta pela CNBB em seus materiais “Ver, Discernir e Agir”, indicando como deve ser feita a missão depois dos momentos de aprendizado. O casal salientou que os agentes não podem “deixar a vaidade tomar conta do nosso coração, nem o medo, ter coragem e fé, a partir de nossa proximidade com Deus”.
As formações também foram realizadas em Regiões Episcopais e em paróquias da arquidiocese cearense, como as paróquias Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Piedade e São Pio X.
Com informações de Clea Costa - agente de Comunicação da Pastoral Familiar - Regional Nordeste 1