Agentes da Pastoral Familiar e multiplicadores do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) do Regional Nordeste 2 (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte) participaram de uma formação mediada pelo assessor eclesiástico do Regional e assessor nacional do Inapaf, Pe. Elvis Feliciano. O encontro aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Santuário Memorial Padre Ibiapina, em Solânea (PB).
Ele abordou dois temas importantes: o que é espiritualidade e os significados fundamentais da sexualidade humana. De acordo com o assessor, é fundamental que o multiplicador precisa estabelecer constantemente a proximidade com Deus como requisito para a comunhão. Neste sentido, chamou a atenção sobre a importância da vida de oração e a escuta da palavra ativa e constante como elementos chaves para esta comunhão.
Sobre o segundo tema, padre Elvis faz uma breve reflexão sobre a distinção entre a sexualidade animal e humana, em que a humana é revestida de uma dimensão existencial que vai além da reprodução e do prazer. Dentre outros aspectos importantes e fundamentais, o assessor indica que a procriação não é uma mera função, mas um ato de amor que requer compromisso e maturidade.
O casal responsável nacional pelo Inapaf, Clidenor e Edite, aproveitaram o momento para apresentar algumas informações sobre o INAPAF no regional. De acordo com o casal, o regional conta com 31 multiplicadores advindos das quatro províncias. Foi feita também uma avaliação sobre a quantidade de inscritos nas três fases e o número de agentes que concluíram.
Geovaneto e Juliana, casal multiplicador, fizeram uma avaliação juntamente com os demais sobre alguns pontos que foram implementados esse ano. De modo geral, foi avaliado como muito positivo o acréscimo dos encontros de ambientação e de fechamento, a divisão do tempo para apresentação dos 8 módulos, dos acordos de convivência, do uso do grupo de WhatsApp e das regras estabelecidas para o período das aulas.
Para o casal regional, Milton e Lourdes, que também são multiplicadores, o encontro foi muito positivo. “É importante fazer um esforço e promover esses encontros presenciais pois animam bastante os agentes multiplicadores com a troca de experiências”, afirmou o casal.