Na última segunda-feira (3), a coordenação da Pastoral Familiar no Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), juntamente com os coordenadores nacionais do Setor Casos Especiais, Sávio e Bárbara Bittencourt, promoveram uma formação on-line para os agentes locais. No total, cerca de 130 pessoas participaram do evento, entre representantes das dioceses, prelazias e Arquidiocese. A iniciativa contou ainda com a presença integrantes da Pastoral Familiar da Bahia e do Rio de Janeiro.
A formação começou por explicar o que são casos especiais, suas consequências nas famílias e como lidar e trabalhar, a partir das realidades locais, considerando as prioridades nacionais. Nesse contexto foi trazido fortemente o que Papa Francisco traz na Exortação Apostólica Amoris Laetittia: “Acolher, Acompanhar, Discernir e Integrar!”.
Outro aspecto abordado na formação foram as partilhas das ações e ou atividades desenvolvidas pelos irmãos e irmãs, como visitas e acompanhamento às famílias que sofrem pelas doenças psicológicas (depressão, ansiedade) e suicídio, assim como, a adesão ao Itinerário Bom Pastor, como instrumento de acolhimento e integração dos casais em nova união no seio comunitário.
Também suscitou sugestões de realizar outras formações trazendo a temática da adoção como alargamento desse amor fecundo e o próprio Itinerário Bom Pastor, quem sabe ampliando para uma ação interregional.
“Acreditamos que essa formação contribuirá sobremaneira para o entendimento, discernimento sobre o que ser o Setor Casos Especiais na estrutura da Pastoral Familiar, e suas competências e ações de cunho mais específico e as relações com outros setores”, apontou o casal coordenador Regional, Ronildo e Rosé.
Texto: Ronildo e Rosé – coordenadores do Regional Norte 1
Edição: André Luiz Gomes