Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Seminário da Arquidiocese de Santarém (PA) foi palco para uma formação sobre a trilha vocacional proposta pela Pastoral Familiar. O caminho de evangelização é formado por diversos itinerários que apoiam as famílias em diferentes etapas da vida. O encontro reuniu agentes do Pará e do Amapá. O assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, padre Rodolfo Pinho, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, participaram do evento.
A Missa de abertura, na sexta-feira (17), foi presidida pelo arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman. Após a apresentação dos participantes, padre Rodolfo Pinho situou os agentes sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia e sobre a aplicação dela no dia a dia da evangelização das famílias.
No sábado (18), foi a vez de Solange e Alisson falarem sobre os Itinerários Catecumenais do Matrimonio, proposto pelo Dicastério para Leigos , Família e Vida, e sobre a trilha vocacional formulada pela Pastoral Familiar, que passa pelo namoro, noivado e pelos primeiros anos de matrimônio. Eles também aproveitaram a oportunidade para apresentar os guias dos setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais, que foram revisados. No período da tarde, os participantes se reuniram em grupos para avaliar questões ligadas à preparação ao Sacramento do Matrimônio.
Já no domingo (19), após a celebração da Santa Missa, foi o momento de tirar dúvidas e de entender como aplicar os itinerários nas dioceses, paróquias e comunidades. O casal Nacional ainda teve tempo para apresentar o Itinerário para recém-casados, como forma de dar continuidade à trilha vocacional.