A Pastoral Familiar da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, está promovendo uma série de encontros mensais sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. O quarto encontro ocorreu nesta semana e teve como palestrante o padre Vanildo de Jesus Crucificado CP, da Paróquia Santa Maria Goretti.
Durante a live transmitida pelo Youtube, Pe. Vanildo falou sobre o quarto capítulo da Amoris Laetitia: O Amor no Matrimônio. O sacerdote destacou que a graça do Sacramento do Matrimônio destina-se “a aperfeiçoar o amor dos cônjuges”. Ele ainda mostrou como a palavra “amor” é uma das mais usadas no cotidiano, mas em vezes aparece desfigurada em relação do que se encontra na Sagrada Escritura. Ele lembrou o Hino à Caridade, de são Paulo, que mostra algumas características do amor verdadeiro.
“O primeiro sinal, ou seja, a primeira coisa que se coloca no hino sobre o amor é a paciência. Quem quer crescer no amor precisa viver a paciência”, alertou padre Vanildo sobre exercitar a paciência consigo, com próximo e em especial, na vida matrimonial.
A live foi conduzida pelo casal coordenador da Pastoral Familiar na diocese de Itabuna, Júlio e Kátia, com a presença e participação da equipe da comissão diocesana.
Confira como foi a palestra:
Texto: Júlio e Kátia – agentes de comunicação do Regional Nordeste 3 da Pastoral Familiar