A Trilha Vocacional oferecida pela Pastoral Familiar foi apresentada aos bispos nomeados nos últimos anos para o Brasil. Na manhã desta quinta-feira (2), o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães, falou sobre os itinerários aos novos prelados.
Padre Crispim teve um tempo de apresentação das atividades da Comissão para a Vida e a Família aos 17 bispos nomeados da metade de 2021 até o final de 2022 presentes no encontro. Ele destacou os itinerários que têm sido trabalhados atualmente: o subsídio “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé, e os itinerários para namorados, de acompanhamento personalizado para o Sacramento do Matrimônio e para recém-casados. Também foram apresentados os guias dos setores Pré e Pós-Matrimonial.
Padre Crispim explicou o processo de construção e os objetivos de cada material, os quais integram a nova proposta da Pastoral Familiar do Brasil, a Trilha Vocacional voltada para o Sacramento do Matrimônio. Os bispos também puderam conferir os subsídios Hora da Família+Hora da Vida e Hora da Família Mensal.
Cada um dos novos bispos recebeu um kit oferecido pela CNPF com cada um dos materiais apresentados.
Novos bispos
O encontro de novos bispos está em sua 33ª edição e é organizado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Participam aqueles nomeados pelo Papa Francisco a partir do segundo semestre de 2021 até o final de 2022. Na agenda, vários momentos formativos sobre a missão episcopal, oração, convivência, visitas institucionais e conhecimento das iniciativas desenvolvidas pelo Secretariado e as Comissões da CNBB.