Comunhão, sinodalidade, gratidão, aprendizado, conhecimento, alegria, animação e carismas. Essas são algumas das palavras que resumem o IV Encontro da Pastoral Familiar com os Movimentos Eclesiais, segundo os representantes das diversas realidades que atuam na evangelização das famílias no Brasil. O evento foi realizado no último sábado (25), em Brasília.
Durante o encontro, o casal coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, teve a oportunidade de apresentar aos participantes uma proposta inicial de um Itinerário Familiar que contemple a evangelização nas famílias dos 2 aos 7 anos de idade. O próximo passo a partir deste encontro é reunir e selecionar as práticas, além de confeccionar uma publicação e promover a divulgação das ações junto aos serviços e pastorais. Eles ressaltam que este momento foi fundamental para a continuidade do projeto.
“Este encontro foi um passo da integração para a comunhão. Queremos apoiar a família como educadora na fé”, destacou Alisson. “Estamos fortalecendo essa comunhão. Que possamos cada vez mais juntos ajudar para que as famílias sejam evangelizadoras a partir da própria casa”, completou Solange.
Observatório
Outro ponto a ser desenvolvido a partir do evento com os movimentos eclesiais é a criação de um Observatório da Vida, composto por participantes dos diversos movimentos e que sejam especialistas nas áreas que envolvam a vida humana. “Queremos que os movimentos sejam protagonistas no Observatório da Vida, que é uma área que temos muito carinho e muita atenção”, afirmou Alisson. “Nada mais justo que esses atores contribuam nessa comunhão eclesial para que possamos atingir cada vez mais as famílias do nosso Brasil”, concluiu Solange Schila.