O Papa Francisco anunciou na oração do Angelus deste domingo da Sagrada Família, 27 de dezembro, a realização de um ano de reflexões sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia – sobre a alegria do amor na família. O período será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022 e ocorre por ocasião do quinto aniversário do documento fruto dos dois Sínodos sobre a Família. O encerramento será durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.
“O exemplo de evangelizar com a família nos chama precisamente à festa de hoje, voltando-nos a apresentar o ideal do amor conjugal e familiar, tal como foi sublinhado na Exortação apostólica Amoris laetitia, cujo quinto aniversário de promulgação terá lugar no próximo 19 de março”, anunciou Francisco.
Chamada “Ano Família Amoris Laetitia”, a iniciativa pretende chegar a todas as famílias do mundo através de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares, de acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que coordenará e impulsionará as ações do ano.
“Estas reflexões serão colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das família, para acompanha-las em seu caminho. A partir de agora, convido a todos a somarem-se às iniciativas que serão impulsionadas durante o ano. Confiamos este caminho com as famílias de todo o mundo à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito”, disse o Papa Francisco.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida preparou uma página com as principais informações e iniciativas para o Ano Família Amoris Laetitia. No endereço, são apresentados, por exemplo, os cinco objetivos desse ano anunciado pelo Papa:
- Difundir o conteúdo da exortação apostólica “Amoris Laetitia”
- Anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom
- Fazer da família os protagonistas da pastoral familiar
- Sensibilizar os jovens
- Ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) foram consultadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e contribuíram com sugestões para a vivência do Ano Família Amoris Laetitia.
Com informações de Vatican News
Com foto de Vatica Media