Nesta segunda-feira (8), no Brasil, se celebra a solenidade do Batismo do Senhor que encerra o tempo do Natal. Em Roma, a festa foi realizada neste domingo (7). Por isso, o Papa Francisco batizou 16 crianças filhas de funcionários do Vaticano na Capela Sistina. Ele destacou a importância do testemunho dos pais e padrinhos para o amadurecimento da fé das crianças.
“Que vocês os ajudem a crescer e os acompanhem em seu desenvolvimento, pois esta é uma maneira de contribuir para que a fé cresça neles”, afirmou o Santo Padre. Ele também agradeceu às famílias “por seu testemunho”, por levarem as crianças “para receber a fé”.
Durante a celebração do primeiro sacramento da iniciação cristã, Francisco disse que as crianças eram as protagonistas daquele momento. “Estamos aqui para batizar, para dar o dom da fé às nossas crianças. Elas são as protagonistas dessa cerimônia: podem falar, andar, gritar… Elas que comandam, porque é a festa delas e elas receberão o mais belo presente: o dom da fé, o dom do Senhor”, disse.
“Essas crianças são as protagonistas, porque hoje elas também nos darão o testemunho de como a fé é recebida: com inocência, com abertura de coração”, completou o Pontífice.
Por fim, o Papa fez um pedido para os pais e padrinhos sempre recordarem a data do batismo a seus filhos e afilhados. “A data de nascimento espiritual é como um aniversário, é a data em que receberam a graça do Senhor e se tornaram cristãos. Transmitam isso às crianças para que possam celebrar essa data todos os anos”, finalizou.
Durante o Angelus, o Santo Padre recordou que o Batismo nos faz filhos de Deus. “No Batismo Deus vem a nós, Ele purifica e cura nossos corações, faz de nós seus filhos para sempre, seu povo e sua família, herdeiros do Paraíso. Deus se torna íntimo de nós e não nos deixa mais”, explicou.
Tradição
O costume de batizar os filhos dos funcionários da Santa Sé foi instituído por São João Paulo em 11 de janeiro de 1981 com a Missa presidida na Capela Paulina do Palácio Apostólico. Em 1983, o Papa presidiu a Missa pela primeira vez com o rito do batismo de algumas crianças na Capela Sistina.