Eventos

Pastorais Juvenil e Familiar se unem para celebrar São João Paulo II

por Luiz Lopes, 18 de outubro de 2021, 0 Comentários(s)

Na semana em que a Igreja faz a memória litúrgica de São João Paulo II, a Pastoral Juvenil e a Pastoral Familiar se unem para refletir e celebrar a partir dos ensinamentos do Papa das Famílias e da Juventude conhecidos como Teologia do Corpo. De 19 a 21 de outubro, às 21h30, pelos canais dos Jovens Conectados e da Pastoral Familiar Brasil no YouTube e nas páginas no Facebook, acontecerão encontros de reflexão a partir do magistério do pontífice como um tríduo.

Já no dia 22, data da celebração litúrgica de São João Paulo II, a live terá o tema “Sou Missionário da Teologia do Corpo”, a partir das 20h também nas redes sociais das pastorais. 

Coordenadora do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar junto com seu esposo Ronaldo de Melo, Tatiana Miliante é uma das organizadoras da iniciativa em parceria com os Jovens Conectados. Ela explica que a série de lives é para aqueles agentes de pastoral, lideranças comunitárias e até pais e jovens que querem descobrir e aprofundar um pouco da Teologia do Corpo, de modo a ter mais segurança e propriedade ao abordar os temas como sexualidade e afetividade.

“Vamos dar dicas de como começar e como crescer, num verdadeiro apostolado, para que você se torne um missionário da Teologia do Corpo que ilumina a nossa mente para todas essas questões de sexualidade e afetividade”, anuncia Tatiana.

“Esse grande santo dos tempos modernos nos deixou esse legado e nós podemos tirar um grande proveito espiritual não só para nós, mas para as pessoas que estão à nossa volta também, despertando quem sabe essa vocação e essa missão para que a gente possa ajudar a propagar essa boa nova do plano divino para o amor humano”, motiva.

Convite Tatiana Miliante – Série de Lives sobre Teologia do Corpo

O Tríduo que antecede a memória de São João Paulo II terá o formato de oração da noite. Já no dia 22, sexta-feira, serão aprofundados os temas e as dicas para a missão por meio da Teologia do Corpo.

A TEOLOGIA DO CORPO

Assim é conhecida uma seleção de 133 catequeses do papa São João Paulo II proferidas nas audiências gerais no Vaticano, entre os anos de 1979 a 1984, os primeiros do seu pontificado. Essas catequeses foram divididas em seis ciclos: “O princípio: a unidade originária do homem e da mulher”, “O coração que se rende”, “A ressurreição da carne”, “A virgindade cristã”, “O matrimônio cristão” e “Amor e fecundidade”. 

Toda a rica reflexão do pontífice nos ajuda a adentrar nos mistérios corpo humano, que é santo e templo onde o próprio Deus habita (I Cor 3,16). Frente a uma sociedade que busca “coisificar” o corpo, como se servisse apenas para a única meta de usá-lo para prazeres pessoais, o papa traz que “o corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele”.

Acompanhe:

1º dia (19/10  às 21h30 ) – JOÃO PAULO II, O PAPA DAS FAMÍLIAS 

2º dia (20/10  às 21h30) – JOÃO PAULO II, O PAPA DA JUVENTUDE 

3º dia (21/10 às 21h30) – JOÃO PAULO II, O PAPA DE MARIA

SOU MISSIONÁRIO DA TEOLOGIA DO CORPO (22/10 às 20h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *