As arquidioceses de Manaus (AM) e de Porto Velho (RO) lançaram campanhas para receber doações para atender famílias ribeirinhas que têm sido afetadas pela forte seca que atinge a Região Norte neste momento. O Rio Madeira, por exemplo, atingiu a cota de 41 centímetros em Porto Velho, de acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Esse é o menor nível registrado desde que o nível do rio começou a ser observado.
“A Comissão Nacional da Pastoral Familiar apoia esta iniciativa caritativa em ajudar as famílias do norte do país que são assolados pela seca. Pedimos que conversem com os bispos de vossas dioceses e os párocos das vossas comunidades para que ajudem, se acharem viável, na divulgação ampla deste gesto caritativo. Divulguem aos amigos e familiares e se não puderem ajudar financeiramente, ao menos se unir aos sofrimentos das famílias do norte do país em oração! Toda ajuda é bem-vinda!”, destacou o assessor nacional da Comissão, padre Rodolfo Chagas Pinho.
Em Porto Velho, só para se ter uma ideia, outubro e novembro são os meses em que o Madeira fica mais seco. No entanto, o nível do rio começou a bater mínimas históricas já no mês de julho; depois disso, o cenário foi se tornando ainda mais crítico.
Já em Manaus, nas últimas semanas, a cota do rio Negro baixou mais de três metros de acordo com os dados do monitoramento feito pelo Porto de Manaus. A média de descida tem variado entre 25 e 27 centímetros ao dia.
Como doar?
Arquidiocese de Porto Velho (RO)
Chave PIX: (69) 996378376
Arquidiocese de Manaus (AM)
Pix: (92) 99259-9296