No último sábado (19), cerca de 280 agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza (CE), ligada ao Regional Nordeste 1 (Ceará) se reuniram em um encontro do Conselho Arquidiocesano realizado na Faculdade Católica. Os participantes representaram 42 paróquias das regiões episcopais e 1 área Pastoral. Estiveram presentes o assessor da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 1, padre Antônio Robério Martins, e o assessor arquidiocesano, padre Francisco Regimeiro Fonseca de Oliveira.
Dom Gregório Bem Lâmed Paixão, arcebispo da Arquidiocese, fez uma palestra no qual destacou a importância da família na Sagrada Escritura. O prelado fez compreender que o núcleo familiar continua o mesmo: um homem, uma mulher e seus filhos se protegendo, trabalhando, indo adiante.
Ele ainda falou do olhar atento para as realidades e que a Sagrada Família de Nazaré tem muito a ensinar. Deixou claro que a Presença de uma Pastoral Familiar na vida da sociedade de hoje é de fundamental importância, porque todos pertencemos a uma família, que mesmo com suas dificuldades, quando se coloca Deus nela, observa o que está bom e melhora aquilo que não está caminhando bem.
“Quando a gente fala em Pastoral Familiar, devemos entender a forma como as famílias viveram na estrutura, uma família de núcleo de homem e mulher que foram capazes de esperar tanto para realizar um sonho, como Zacarias e Isabel, famílias que muito cedo já viram a realização de filho, como a de Maria e José, um filho especial que foi dado, família também que em um primeiro momento ficou conturbado pela notícia, a virgem estava grávida, ou seja, dentro das escrituras nós encontramos várias referências, e vários núcleos, mas, que o único foco seja naquilo que Deus deseja para nós”, disse.
Dom concluiu dizendo para os agentes que gostaria que a Pastoral Familiar fosse no seio da Arquidiocese de Fortaleza uma torre firme, entendendo que Deus usa o dom de cada um sempre acrescentando sua graça.