O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, tiveram a oportunidade de compartilhar a experiência brasileira de evangelização das famílias durante o encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, nesta terça-feira (13), na Sala Paulo VI, no Vaticano. O evento reúne cerca de 180 pessoas dos cinco continentes para fazer um balanço das famílias de hoje, ouvindo os testemunhos de bispos e casais – um momento de escuta mútua e de discernimento compartilhado.
“Trazemos sim a realidade da nossa igreja no Brasil, das famílias, mas também ouvimos. Por exemplo, na minha mesa temos participantes da Índia, do Timor Leste, de dois países da África, assim como de Portugal. Então, são realidades e formatos de vivência e explicitações da Amoris Laetitia muito diferentes, onde nós podemos ouvir essa dinâmica e reconhecê-las através da nossa vivência e traduzi-las numa vivência de Igreja”, destacou Alisson Schila.
Solange ressaltou que os debates desta terça-feira demonstram a necessidade de passar de uma pastoral para as famílias, para uma pastoral com as famílias. “Em uma comunidade integrada com espaços que favoreçam, além da oração, de convivência, de partilha. E tornando assim, cada vez mais missionárias as famílias, porque quem é amado, quer amar, quem é acompanhado, quer acompanhar, e quem é evangelizado, quer evangelizar”, enfatizou a coordenadora nacional. “Então, sigamos firmes nesse projeto que Deus nos confiou, na nossa vocação matrimonial de servir também à nossa família e àqueles a quem Deus nos confia”, completou.
Sobre o encontro
Neste último dia de encontro, nesta quarta-feira (14), os participantes se reúnem para a celebração da Santa Missa. Na sequência, o Encontro prossegue com a apresentação de um documento final que será debatido em assembleia. Em seguida, o relatório será encaminhado ao Santo Padre e pode servir de recursos para as Igrejas de todo o mundo como forma de aprimorar a atuação e a evangelização junto às famílias.

