Regionais

Pastoral Familiar em Porto Alegre se reúne com pastorais e movimentos

por Andre Luiz, 24 de junho de 2021, 0 Comentários(s)

A Pastoral Familiar da arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, reuniu lideranças de pastorais, movimentos e serviços, por meio de videoconferência, para discutir sobre os desafios que a família vem enfrentando na sociedade e para articular ações e promover uma maior unidade. O encontro ocorreu na última terça-feira (22) e contou com a participação do presidente da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), dom Ricardo Hoepers, do arcebispo da capital gaúcha, dom Jaime Spengler, do bispo auxiliar, dom Aparecido Donizeti, além do padre referencial da Pastoral Familiar Arquidiocesana, padre Pedro Alberto Kunrath.

Foto: Reprodução

No total, cerca de 100 representantes de todos os vicariatos, dos mais diversos serviços, movimentos e pastorais, estiveram no encontro. Durante a reunião, foi traçado um panorama da atuação da Pastoral Familiar, começando com o nível nacional, passando pelo regional até chegar ao cenário arquidiocesano.

Nas palavras de dom Ricardo, “é preciso entender que todos somos Pastoral Familiar e que precisamos unir forças para proteger e cuidar da família”. Dom Donizeti, por sua vez, destacou o trabalho que vem sendo feito em todo o Rio Grande do Sul, com a Pastoral Familiar tendo representação em 15 das 18 dioceses do estado. Já o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, resumiu os objetivos da ação da Pastoral Familiar em uma palavra: cuidado. “Precisamos cuidar das famílias e principalmente precisamos dar mais atenção à preparação dos jovens casais que vem em busca do sacramento do matrimônio”, avaliou.

Os coordenadores Rodrigo e Elis aproveitaram a oportunidade para apresentar o modelo de preparação matrimonial que vem sendo utilizado desde setembro do ano passado e que vem gerando bons frutos. Em vez do costumeiro “curso” de final de semana, a Pastoral Familiar vem adotando um Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o sacramento do matrimônio, dividido em vários encontros que são feitos uma vez por semana de forma on-line. Os noivos recebem tarefas a cada encontro e são incentivados a melhor refletir sobre as grandes verdades do sacramento: indissolubilidade, fidelidade, generosidade.

Por fim, os participantes puderam conhecer os subsídios lançados pela Pastoral Familiar para um fortalecimento da igreja doméstica, com sugestões para encontros em casa com as famílias ou em pequenos grupos. Além disso, foram também abordados os temas da Semana Nacional da Família e da Semana Nacional da Vida, que será “Alegria do Amor na Família, que faz referência ao Ano Família Amoris Laetitia, que comemora os cinco anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco.

Texto: Elis e Rodrigo – agentes de comunicação do Regional Sul 3 da Pastoral Familiar
Revisão: André Luiz Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *