“Na toada do grupo de jovens, o guarnicê da esperança”. Este é o tema do XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude realizado de 12 a 19 de janeiro, em São Luís do Maranhão, que contou com a participação da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). A celebração de abertura foi presidida por dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e bispo da diocese de Imperatriz (MA), e concelebrada por dom Antônio Fontenelle, da diocese de Humaitá (AM), e padre Everaldo Araújo, vigário geral da arquidiocese de São Luís do Maranhão.
“Tivemos um domingo, abertura do encontro nacional da PJ com uma celebração bonita ali na capela de São Pedro, e hoje, todo o dia sobre a realidade juvenil, a abertura, a mesa pela manhã, os trabalhos, e a tarde a realidade juvenil, e depois realidade vocacional, encerrando com a feira vocacional. O jovem chamado nas diferentes vocações a ser sal da terra, luz no mundo, e fermento na massa. A Igreja jovem ajudando nessa grande missão de evangelizar as juventudes de nosso país”, pontuou dom Vilsom Basso.
Feira Vocacional
O segundo dia do Encontro Nacional foi marcado pela Feira de Vocações, com a presença de diversas congregações religiosas femininas e masculinas, como os Irmãos Maristas, e pastorais como a Pastoral da Aids e a Pastoral Familiar, que foi representada pelo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, e as comissões regional e arquidiocesana da Pastoral Familiar.
Antecedendo a abertura da Feira, o casal Alisson e Solange Schila, foi convidado para uma tarde de diálogos sob a temática “Juventudes e Vocações”. Partilharam deste momento o jovem Alefe (Regional Norte 2 da CNBB) e a Irmã Janiele (Regional Nordeste 4 da CNBB).
“É uma alegria muito grande que a gente tem em compartilhar esse cuidado, esse cuidado que a gente tem com a família, e esse cuidado que vocês têm com o jovem, porém cada um na sua especialidade, mas tomando algumas definições mais próprias. Porém, se trabalharmos isso em conjunto conseguiremos chegar a mensagem do evangelho ao coração tanto das famílias quanto dos jovens”, afirmou Solange Schila.
Já Alisson Schila deixa uma mensagem à juventude frisando que a família quer caminhar junto com os jovens através do diálogo e da escuta. “A família quer estar muito próxima. Queremos cuidar uns dos outros, também os ouvir, dialogar. Queremos ampliar esses espaços de diálogo que podem extrapolar a igreja, extrapolar a família. Queremos ampliá-los cada vez mais e que nós possamos fazer esse grande encontro geracional e promover uma Igreja que caminha rumo ao céu, rumo ao encontro com o Senhor”, disse.
O encerramento do encontro acontece neste domingo (19), com uma Santa Missa, às 10h, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, na Igreja Nossa Senhora da Glória, bairro da Alemanha.
Texto: Ariana Froés - Agente de Comunicação do Regional Nordeste 5