No último dia 22 de novembro, a Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana (PE), realizou uma ação especial de convivência com os idosos atendidos pelo Abrigo São José. A iniciativa foi promovida pelo Setor “Serviço à Vida” da Diocese de Nazaré da Mata e reuniu agentes pastorais, profissionais da área da saúde e diversos colaboradores em um dia marcado por cuidado, alegria e solidariedade. A Diocese integra o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A programação incluiu atividades de fisioterapia conduzidas por uma das agentes da pastoral, envolvendo alongamentos, exercícios de percepção espacial e movimentos leves adaptados aos idosos. Também integrou a ação uma psicóloga voluntária, que desenvolveu dinâmicas voltadas à estimulação da memória e outras práticas sensoriais.
Além dos cuidados físicos e cognitivos, o encontro foi marcado por momentos de descontração. Houve música, dança e um lanche simples preparado com carinho pelos voluntários. Toda a iniciativa foi viabilizada graças a uma rede de solidariedade que se formou em torno da pastoral: materiais de limpeza, itens de cuidados pessoais e alimentos foram arrecadados em pontos de coleta distribuídos em clínicas, escolas, igrejas e estabelecimentos comerciais da região.
Mas, segundo os organizadores, o gesto mais valioso foi o da presença. “A principal doação foi o tempo”, destacou a coordenação do grupo, lembrando que muitos idosos do abrigo convivem com a solidão e encontram nesses momentos de escuta uma forma de restabelecer vínculos. “Quem se disponibiliza a ouvir acaba sendo o maior beneficiado”, afirmaram.
A atividade ecoa o espírito do serviço cristão recordado nas Sagradas Escrituras. A Pastoral Familiar relembrou dois trechos bíblicos que inspiraram o encontro: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37-38) e “Agora, na velhice e de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa proclamar tua força às próximas gerações” (Sl 71, 18).
Para o casal Geovaneto e Juliana, da Pastoral Familiar do regional Nordeste 2, esta é uma ação muito importante que os agentes da Pastoral podem desenvolver inclusive em conjunto com a Pastoral da Pessoa Idosa.





