Perguntas Trequentes

Como a Pastoral Familiar está organizada

por Pastoral Familiar, 21 de maio de 2020, 1 Comentários(s)

Para alcançar os objetivos propostos, foi instituída a Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF composta pelo bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, pelos bispos conselheiros, pelo assessor nacional, pelo casal coordenador nacional e pelos bispos, assessores e casais representantes da Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB e pelos representantes nacionais dos movimentos eclesiais, institutos e serviços familiares.

Considerando a realidade brasileira e a experiência eclesial, a Comissão episcopal Pastoral para a vida e a Família, propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial:

a) Setor Pré-Matrimonial

„ Preparação Remota. Articular com: Crisma, jovens, catequese e escola.

„ Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.

„ Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.

b) Setor Pós-Matrimonial

„ Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares.

„ Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

c) Setor Casos Especiais

Os casais em segunda união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja, segundo as orientações do Magistério.

Acompanhar as diferentes realidades das famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos deficientes ou drogados, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em segunda união, alcoolismo etc.

Comentários

  1. JOCELIA SOUSA AMARAL OLIVEIRA disse:

    ESSE PORTAL É UMA RIQUEZA PARA A IGREJA, EM ESPECIAL AOS AGENTES DA PASTORAL FAMIIAR. UMA LIGAÇÃO DIRETA E ATUALIZADA DE TUDO QUE NOSSA IGREJA TEM PARA AS FAM´LIAS A PARTIR DE TESTEMUNHOS E REALIDAES ATUAIS DO CONTEXTO FAMILIAR NO MUNDO. NOSSA MISSÃO EM CONTRIBUIR COM AS QUESTÕES FAMILIARES É URGENTE.

    JOCELIA SOUSA AMARAL OLIVEIRA – SETROR PRÉ MATRIMONIAL NA DIOCESE DE EUNÁPOLIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.