Podcasts

Novo podcast: Setor Pré-Matrimonial

por Luiz Lopes, 20 de junho de 2022, 0 Comentários(s)

No segundo episódio sobre o Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo Papa Francisco para celebrar os cinco anos da exortação apostólica pós sinodal sobre o amor na família, o casal Alisson e Solange Schila fala das propostas ligadas ao setor coordenado por eles nacionalmente.

A partir dos 12 percursos pastorais propostos pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para a aplicação da Amoris Laetitia, identificamos três iniciativas relacionadas ao trabalho do setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar e o que já é aplicado em nossas dioceses, paróquias e comunidades.

As ações relacionadas ao Setor Pré-Matrimonial:

Ação 01. Fortalecer a pastoral da preparação para o matrimônio com novos itinerários catecumenais em nível diocesano e paroquial (cf. AL 205-222) para oferecer uma preparação ao matrimônio remota, próxima e imediata e um acompanhamento dos cônjuges nos primeiros anos de casamento. Um compromisso confiado de modo particular aos casais que, com os pastores, se tornam companheiros de viagem dos namorados, noivos e dos esposos mais recentes.

Ação n. 07. Promover nas famílias a sua natural vocação missionária (cf. AL 201, 230 e 324) criando momentos de formação para a evangelização e iniciativas missionárias (por exemplo, por ocasião da formação dos filhos para os sacramentos, matrimônios, aniversários ou momentos litúrgicos importantes).

Ação n. 09. Envolver a pastoral juvenil com iniciativas de reflexão e discussão sobre questões como família, casamento, castidade, abertura à vida, uso das redes sociais, pobreza, cuidado a criação (cf. AL 40). Precisamos ser capazes de despertar o entusiasmo e valorizar a capacidade dos jovens de se comprometerem plenamente diante dos grandes ideais e dos desafios que eles acarretam. Uma atenção especial seja dada este ano às crianças, para que fiquem cientes do Ano “Família Amoris Laetitia” e das iniciativas propostas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.