A partir desta segunda-feira (15), o Portal Vida e Família inicia os preparativos para a comemoração do Dia de São José e para o início do Ano Família Amoris Laetitia, que serão celebrados na sexta-feira (19). Para este momento único, a Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está preparando uma programação especial que visa reforçar a importância da figura do pai adotivo de Jesus Cristo para os tempos atuais e refletir a exortação apostólica sobre a beleza e a alegria do amor familiar que completa cinco anos.
A iniciativa do Papa Francisco de convocar o “Ano Família Amoris Laetitia” pretende chegar a todas as famílias do mundo através de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares. As ações são coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
“Estas reflexões serão colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das família, para acompanha-las em seu caminho. A partir de agora, convido a todos a somarem-se às iniciativas que serão impulsionadas durante o ano. Confiamos este caminho com as famílias de todo o mundo à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito”, disse o Papa Francisco.
Programação
No Brasil, as ações são impulsionadas pela CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Vida e Família. Para a sexta-feira (19), está prevista a celebração de uma missa presidida por dom Walmor Oliveira, presidente da CNBB, direto do Santuário Arquidiocesano de São José, em Belo Horizonte, a partir das 9h.
Às 15h, por meio das redes sociais da CNBB e da Pastoral Familiar, ocorrerá um momento de oração pelo Brasil por intercessão de São José. Na sequência, será a vez do lançamento do livro “José (Yosef) – Artesão da humanidade, homem justo, esposo e pai”, com a presença do frei Bruno Valeriano e do padre Marcus Barbosa, que vão discutir sobre a figura do pai adotivo de Jesus Cristo, padroeiro da Igreja Católica.
Por fim, a abertura oficial do Ano Família Amoris Laetitia ocorrerá por meio de uma live transmitida nas redes sociais. O presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, os bispos dom Armando Gutierrez e dom Bruno Versari, além do secretário-executivo Padre Crispim Guimarães e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kátia Stolf, participarão do lançamento.
Durante todo o ano, a Comissão também vai disponibilizar subsídios de aprofundamento escritos por bispos, padres e famílias, proporcionando maior conhecimento dos conteúdos da Exortação, além de apresentar diversas experiências relacionadas ao tema. Além disso, foi preparado um hotsite exclusivo para o Ano Família Amoris Laetitia que vai reunir informações sobre os objetivos, percursos propostos e toda a programação para o Brasil relacionado ao tema.
Saiba Mais
O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.
A exortação apostólica, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.
Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.
Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.