• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, setembro 21, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Dom João Carlos Petrini comenta declaração do papa sobre paternidade responsável

16/12/2020
em Família, Pós-matrimonial
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0

voo_asia_papaApós visita pastoral à Ásia, durante o voo de retorno ao Vaticano, na segunda-feira, 19, o papa Francisco atendeu aos jornalistas, em coletiva. Entre os assuntos abordados, o pontífice foi questionado sobre o que diria às famílias que tinham mais filhos do que podiam criar e sobre as proibições da Igreja Católica referente ao controle artificial de natalidade.

“Algumas pessoas pensam – e desculpem minha expressão aqui – que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro”, respondeu o papa. Durante a conversa, Francisco se manteve firme contra o controle de natalidade artificial e acrescentou que uma nova vida é “parte do sacramento do matrimônio”.

Reflexões com base

Em entrevista ao jornal “O Globo”, o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comenta a declaração do papa Francisco sobre a “paternidade responsável” e a outras perguntas feitas pelo jornal.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Confira a versão apresentada na matéria publicada pelo “O Globo” (22/01/2015) e, abaixo, a entrevista completa com dom Petrini, que explica com base nos ensinamentos da Igreja, os questinamentos enviados pelo jornal. As falas do presidente da Comissão Vida e Família não foram publicadas pelo “O Globo”.

O Globo: Ao afirmar que “católicos não devem se reproduzir feito coelhos”, o Papa Francisco sinaliza uma mudança na doutrina da Igreja quanto ao conceito de família?

Dom Petrini: O Papa Francisco não deixa de surpreender os observadores com seu estilo que quebra protocolos e fala dirigindo-se principalmente às pessoas simples do que aos teólogos e intelectuais em geral. Na entrevista dada durante a viagem de retorno das Filipinas, o tom era evidentemente coloquial. E nesse tom fala de realidades importantíssimas.

Em primeiro lugar, alude a uma mentalidade que, especialmente a partir dos anos 60 fala em tons alarmistas da “explosão demográfica”, alegando que a pobreza de muitos povos se deve a uma espécie de ânsia reprodutiva dos mais pobres. Por esse caminho, muitos países alcançaram taxas negativas de natalidade, com graves problemas sociais, tais como o envelhecimento da população, isto é, com a presença de um contingente de idosos muito mais numeroso que de jovens. Isto gera graves desequilíbrios na sociedade, podendo levar à falência as caixas de governos que não têm como pagar os benefícios previdenciários dos idosos e seus cuidados médicos.

Na quarta feira, 21 de janeiro, durante a audiência na sala Nervi, o Papa lembrou que “a causa principal da pobreza é um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e colocou no lugar o deus dinheiro; um sistema econômico que exclui, exclui sempre: exclui crianças, idosos, jovens, desempregados, e cria a cultura do descarte.”

O Globo: O senhor poderia explicar brevemente o conceito de “paternidade responsável”? Se positivo, desde quando ele é aceito?

Dom Petrini: O Papa Francisco se referiu à paternidade responsável, que é um conceito usado pela Igreja há muito tempo e incorporado pelo Beato Papa Paulo VI na Encíclica Humanae Vitae, de 1968. O conceito foi sempre mais popularizado e está presente no Catecismo da Igreja Católica, de 1992. O número 2368 deste documento afirma: “Um aspecto particular desta responsabilidade diz respeito à regulação dos nascimentos. Por razões justas, os esposos podem querer espaçar os nascimentos de seus filhos”. Paternidade responsável é, então, a atitude dos esposos que, avaliando suas condições (econômicas, de saúde, etc.) decidem quando ter um filho e quando esperar. O mesmo número acima recordado acrescenta: “Cabe-lhes verificar que seu desejo não provém do egoísmo, mas está de acordo com a justa generosidade de uma paternidade responsável”.

O Papa recorda o que sempre a Igreja disse: que não corresponde à dignidade humana agir por puro instinto, pois atitudes dominadas pelo instinto são próprias dos animais (no caso, o Papa lembrou dos coelhos, considerados muito prolíficos pela imaginação popular).Dom Petrini

O Globo: Existe algum método contraceptivo ao qual a Igreja mantém posição favorável?

Dom Petrini: Durante a entrevista, O Papa diz conhecer muitos métodos que são eficazes para regular a fecundidade e que não são artificiais. De fato, nos últimos anos, a ciência médica tem avançado muito no aprimoramento de métodos naturais que dão o casal a possibilidade de regular o número de filhos. Trata-se de métodos que exigem e promovem um entrosamento entre os esposos, um permanente diálogo, uma sintonia fina, isto é, atitudes que constituem uma extraordinária riqueza em suas relações íntimas. Os interesses dominantes são mais favoráveis a outros métodos que necessitam de artefatos produzidos por indústrias e que, portanto, rendem lucros ingentes. Essa é a razão principal pela qual estes métodos veiculam intensa propaganda e recebem o consenso de todas as formas de poder.

O Globo: Quais são os motivos doutrinários para que a Igreja seja contra métodos contraceptivos artificiais como preservativo ou pílula?

Dom Petrini: Esta pergunta envolveria um longo estudo. Posso apenas dizer que a Igreja sempre zelou e zela para que nada de externo ou artificial se interponha na expressão da intimidade, na vivência do amor humano. Este cuidado visa não tirar a responsabilidade de uma das partes, quase sempre o homem, nos cuidados com os efeitos das relações sexuais, porque isto poderia transformar a sexualidade num lazer e a mulher num brinquedo. Nesses casos, poderiam faltar a consideração e o respeito necessários para que o relacionamento entre homem e mulher se desenvolva na plenitude da dignidade e seja fonte de satisfação e verdadeira realização humana.

Assessoria de Imprensa CNPF/com Comissão Vida e Família. 

Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Confira os destaques e novidades da revista “Vida e Família”

Próximo

“A família pode ser uma escola de comunicação feita de bênção”, diz o papa

Próximo

"A família pode ser uma escola de comunicação feita de bênção", diz o papa

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.

Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.

Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • A Bíblia também fala de família.
Famílias com desafios, esperas, responsabilidades, escolhas e, acima de tudo, histórias vividas na presença de Deus.
Neste Mês da Bíblia, que tal olhar para essas histórias e descobrir o que Deus também quer ensinar à sua família?
Compartilhe este post com sua família e vivam juntos a Palavra de Deus!
  • Nossa Senhora das Dores conheceu a dor de ver seu Filho sofrer e, mesmo sem poder impedir aquele sofrimento, permaneceu junto a Ele.
Que nossas famílias aprendam com Nossa Senhora a permanecer unidas, sustentando uns aos outros com fé e esperança.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nossas famílias.
  • Hoje celebramos a vida do Papa Leão XIV e agradecemos a Deus por seu ministério e por sua atenção às famílias.
Que seus ensinamentos nos ajudem a construir lares onde a fé seja vivida, testemunhada e transmitida.
Unamo-nos em oração pelo Santo Padre.
Qual ensinamento dele mais tocou você? Conte nos comentários.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.
Sair da versão mobile